GOIÁS: Governo confirma a entrada do vírus tipo 4 da dengue em Goiás

GOIÁS: Governo confirma a entrada do vírus tipo 4 da dengue em Goiás


Secretaria Estadual de Saúde confirmou o caso em Aparecida de Goiânia.
Preocupação é que uma nova epidemia se espalhe no estado.



12/11/2011 às 18h53
G1-Goiás (TV Anhanguera)
O Laboratório Central do Estado de Goiás (Lacen) confirmou a entrada do tipo 4 da dengue em Goiás na sexta-feira (11). O caso foi identificado em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana. A preocupação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é que uma nova epidemia possa se espalhar no estado, visto que quem já foi contaminado fica imune apenas ao vírus contraído.

Segundo a SES, a maior preocupação com a dengue tipo 4 não é sua agressividade, uma vez que ela é considerada leve em relação aos já conhecidos tipos 2 e 3. O maior problema está no fato de que quem contrai o vírus da dengue mais de uma vez fica mais vulnerável a desenvolver a versão hemorrágica, que em 20% dos casos causa a morte do contaminado se não for tratada adequadamente.

Até o início de novembro, o vírus tipo 4 já havia sido identificado em 13 Estados brasileiros. O vírus da dengue predominante no Brasil é o tipo 1 que, segundo a Secretaria de Saúde, predomina em Goiás há três anos. O pico da doença no estado foi registrado em 2010, quando 93 pessoas morreram por complicações da doença ou em decorrência da versão hemorrágica. A SES acredita que em 2012 o tipo 1 seja substituído pelo tipo 4.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem