GOIÁS: Governador abre oficialmente vacinação contra febre aftosa

GOIÁS: Governador abre oficialmente vacinação contra febre aftosa


O governador Marconi Perillo lançou no início da manhã desta segunda-feira a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Febre Aftosa, que acontece de 1º a 30 de novembro.



31/10/2011 às 17h23
Goiás Agora
O governador Marconi Perillo lançou esta manhã a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Febre Aftosa, que começa amanhã e prossegue até o dia 30 de novembro. A solenidade foi realizada na Fazenda Vagem das Flores, localizada no quilômetro 39 da rodovia GO-320, no trecho entre Joviânia e Bom Jesus. Participaram do evento o secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Antônio Flávio Camilo de Lima; o presidente da Agrodefesa, Antenor Nogueira; o presidente da Faeg, José Mario Schreiner, deputados, políticos da região e produtores rurais.
Governador Marconi Perillo, Presidente da Faeg José Mário Schreiner (foto:Eduardo Ferreira/Goiás Agora)
A novidade desta etapa é que serão imunizados apenas os animais com até 24 meses. Até o final do ano passado a vacinação era feita em duas etapas, em 100% dos rebanhos bovino e bubalino, uma em maio e outra em novembro. A decisão tem o aval da Organização Internacional de Epizotias (OIE), o que melhora a imagem e a comercialização da carne produzida em Goiás. “É um avanço, uma conquista para o atual governo. Nós esperemos que esse seja o primeiro passo para que Goiás se torne definitivamente livre da febre aftosa sem vacinação. Assim, Goiás vai abrir mercado para países que agreguem maior valor ao nosso produto”, destaca o secretário da Agricultura.

O governador Marconi Perillo assumiu o compromisso de buscar o título de Estado livre da aftosa sem vacinação. “Zona livre de aftosa com vacinação, com o certificado entregue em 2000, representou um crescimento extraordinário das exportações da carne bovina goiana para todas as partes do mundo. O novo desafio é termos zona livre sem vacinação. O primeiro passo estamos dando aqui, hoje, em Joviânia”, explica. O governador ressaltou ainda que “isso vai nos ajudar muito a colocar a nossa carne, o nosso produto, nos mercados do mundo inteiro, mas também vai nos trazer uma economia de R$ 13 milhões aproximadamente”.

A Portaria nº 1410/2011 da Agrodefesa, estabelece o período de 1º a 30 de novembro de 2011, como calendário oficial para vacinação de bovinos e bubalinos; determina a realização da campanha de vacinação contra a raiva dos herbívoros com idade até 12 meses nos 119 municípios listados na Instrução Normativa 001/2005; autoriza, no período de 28 de outubro a 30 de novembro, a comercialização das respectivas vacinas em todos os municípios do território goiano, devendo a comprovação de vacinação ser preenchida com data a partir de 1º de novembro; condiciona as antecipações de vacinação à analise prévia dos Gerentes Regionais; proíbe, no período de 1º a 8 de novembro, a realização de leilões.

Rebanho bovino
O rebanho bovino goiano é de aproximadamente 21 milhões de cabeças, sendo que 10 milhões têm até 24 meses. Os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte de Minas Gerais também terão vacinação parcial em novembro. No Brasil, apenas Santa Catarina é considerado Estado livre da aftosa sem vacinação. Goiás está livre da doença desde agosto de 1995.

A multa para quem não vacinar o gado é de R$ 7,00 por cabeça. Esse valor dobra em caso de reincidência. Na campanha de maio deste ano, a vacinação atingiu os 99,34% do rebanho. O Governo do Estado, por meio da Agrodefesa, tem, on-line, os dados dos produtores, a localização geográfica, o nome da propriedade rural, o CNPJ e o CPF. O produtor que não vacinou seu rebanho na primeira etapa da vacinação contra febre aftosa, este ano, realizada no mês de maio, será assistido por técnicos da Agrodefesa, para a garantia de que os animais sejam imunizados.

Ao encerrar a cerimônia de lançamento da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Febre Aftosa, o governador Marconi Perillo seguiu para Pontalina, para as comemorações do 73º aniversário do município e inaugurações de obras. A agenda do governador no interior continua, em Mineiros, que também comemora 73º aniversário da cidade e recebe obras do Governo do Estado. Em Goiânia, Marconi Perillo assina contrato entre o Governo de Goiás e a Caixa Econômica Federal para obras de saneamento e urbanização por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), às 16 horas, no Salão Verde do Palácio das Esmeraldas.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem