CIDADE: Cabeceiras Sofre com as quedas de energia, o que fazer se alguns aparelhos forem danificados

CIDADE: Cabeceiras Sofre com as quedas de energia, o que fazer se alguns aparelhos forem danificados

A pessoa tem que ligar ou procurar qualquer posto de atendimento da Companhia Energética de Goiás (Celg) e informar o ocorrido e a data.

A Companhia tem até 20 dias para ressarcir o cliente ou substituir o bem ou concertá-lo.


19/10/2011 às 07h01
Bruno Soares

Chega a chuva e junto a ela as freqüentes quedas de energia( mais conhecidos como piques de energia), um problema que esta afetando todo o estado de Goiás e que segundo a CELG ( companhia energética de Goiás ) é um problema que não há muita coisa a se fazer.Para se ter uma idéia, só nesta terça – feira (18/10) ocorreu mais de 12 quedas de energia.
Mas o que fazer se alguns de meus eletrodomésticos danificarem por causa por causa das quedas de energia elétrica?
A especialista em direito do consumidor Sarah Ximenes explica como cobrar o ressarcimento. “A pessoa tem que ligar ou procurar qualquer posto de atendimento da Companhia Energética de Goiás (Celg) e informar o ocorrido e a data. A Celg tem 10 dias para fazer essa vistoria. Depois da vistoria, ela tem até 15 dias para dar a resposta ao consumidor. Depois da reposta, a Companhia tem até 20 dias para ressarcir o cliente ou substituir o bem ou concertá-lo".

A especialista também disse que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determina que o tempo máximo para que as companhias elétricas religuem o serviço é de 24 horas, mesmo que as causas tenham sido fenômenos naturais.

Na segunda - feira (17/10) o portal G1-Goiás publicou uma matéria sobre as constantes quedas de energia no estado. Na reportagem no qual o entrevistado é o diretor técnico da Celg, Humberto Eustáquio Tavares, ele explica que os consumidores que realmente tenham necessidade de ficar com energia 24 horas por dia e 365 dias por ano, têm que ter uma fonte alternativa de energia ou seja, um gerador.

Geradores
Em uma empresa que revende geradores na capital, não há equipamentos a pronta entrega e uma encomenda pode levar de 30 a 90 dias para chegar. Os preços variam de R$ 20 mil a R$ 1 milhão, dependendo da potência do equipamento.

Somente em outubro, a empresa vendeu 30 grupos geradores e a expectativa é que a demanda aumente nos próximos dias. “É uma segurança maior para os moradores, principalmente para quem mora em condomínio. Nós vivemos um problema de geração hoje, é um problema que enfrentamos também em outras filiais. A empresa tem hoje 40 casas distribuídas no Brasil e o histórico é o mesmo em todos os lugares”, afirma Geovani Tolentino, que é gerente da loja de gerador.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem