SAÚDE: Catapora já fez 3 mortes em Goiás

SAÚDE: Catapora já fez 3 mortes em Goiás

Desde o início do ano foram registradas 120 internações por catapora em Goiás.
A taxa aceita é de uma morte para cada 80 internações.




22/09/2011 às 08h31
O Hoje
Após três casos de morte em Goiás e um surto da doença se espalhando pelo País, o diretor-geral do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), Boaventura Braz de Queiroz, alerta que a catapora é comum nesta época – de estiagem – no Centro-Oeste. E pede atenção.

Conforme orientações do especialista, os pais e responsáveis devem ficar atentos aos primeiros sinais da catapora: febre seguida do aparecimento de lesões na pele. “É importante que, diante do quadro, os responsáveis procurem orientação de um profissional da saúde”, indica Boaventura.

“A catapora tem o potencial para se transformar em algo grave, dependendo da interação do vírus com o hospedeiro”, comenta. Desde meados de agosto, o HDT tem internadas uma média de 12 crianças por causa da doença. No último final de semana, a catapora fez a sua primeira vítima na capital – as outras duas são do interior.
Desde o início do ano foram registradas 120 internações por catapora em Goiás. A taxa aceita é de uma morte para cada 80 internações.

Prevenção
É possível vacinar-se contra a catapora a partir do primeiro ano de vida. No entanto, a imunização está disponível apenas na rede privada de saúde. Sua eficiência é calculada em torno de 95%, sendo preciso efetuar seu reforço após seis anos.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem