SAÚDE: Médicos Abandonam o Ipasgo

SAÚDE: Médicos Abandonam o Ipasgo

28/07/2011 as 08h28
O Popular
A crise que acomete o Instituto de Assistência dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo) tem piorado cada vez mais a situação dos usuários e também dos médicos que atendem pelo plano de saúde. Vários profissionais de diferentes especialidades estão suspendendo o atendimento pelo Ipasgo. Ontem, a reportagem de O POPULAR entrou contato por telefone com clínicas e hospitais com o intuito de marcar consultas, o que não foi possível em muitos casos devido ao fato dos especialistas terem deixado de prestar serviços pelo plano.

Em alguns casos a informação passada pelas secretárias era de que os médicos estariam atendendo, mas que só seria possível marcar a consulta para daqui quatro meses ou mais. A reportagem tentou marcar consultas com médicos urologistas, alergistas, infectologistas e pediatras.

Uma servidora pública, que não quis se identificar, confirma a dificuldade para marcar consultas com médicos que estão no guia do Ipasgo. Nesta semana ela só conseguiu marcar consulta com um alergista para o seu marido na nona tentativa. "Fico muito chateada com isso porque todo mês o valor do plano é descontado do meu salário. É horrível você pagar por um serviço e não poder ter acesso à ele", disse.

Na maioria das vezes que a servidora tentou marcar a consulta, ela ouviu que os médicos não estavam atendendo mais pelo plano. "É muito complicado. Ainda tem o fato de que quando você consegue uma consulta, o médico pede exames, que também raramente são cobertos pelo plano", declara.

A assessoria de comunicação do Ipasgo informou que muitos profissionais decidiram paralisar o atendimento pelo plano individualmente. O motivo que tem levado os profissionais a abandonarem o Ipasgo são os atrasos nos pagamentos e o uso pelo instituto da tabela da Associação Médica Brasileira (AMB) de 1992, que já está defasada. Os médicos reivindicam a utilização da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), que traz os valores mais atuais a serem pagos aos profissionais.

Suspensão

Algumas categorias inteiras permanecem com o atendimento suspenso pelo Ipasgo como os cirurgiões de cabeça e pescoço, cirurgiões-gerais e do aparelho digestivo, cirurgiões oncológicos, angiologistas e cardiovasculares. No início de junho, o Hospital da Criança - referência em pediatria no Estado - também se descredenciou da rede.

Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos, Leonardo Reis, os médicos que resolvem suspender o atendimento pelo Ipasgo precisam mandar uma carta de descredenciamento para o instituto. "Eles podem deixar de atender se quiserem. Aqueles que não fazem a carta também acabam sendo descredenciados pelo plano e é o que eles querem que aconteça", fala.

Entrevista | Atendente

Ipasgo? Só depois

Em uma das ligações feitas pela reportagem, a secretária de um infectologista informou que para usuários do Ipasgo só havia horários para consulta em outubro, diferente da regra para outros planos.

Eu gostaria de marcar uma consulta. O médico atende pelo Ipasgo?
Atende sim, mas temos horários disponíveis para usuários do Ipasgo somente para outubro.

Só para outubro? Mas e se for pela Unimed?
Pela Unimed? Aí temos horário disponível já para a semana que vem.

Mas não tinha de ser a mesma coisa? Qual o motivo desta diferença?
Ah senhora, não tenho como responder por isso, esta é uma regra estipulada pelo próprio médico. Foi ele quem decidiu assim.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem