EDUCAÇÃO: Escolas terão que afixar resultados do IDEB em local visível

EDUCAÇÃO: Escolas terão que afixar resultados do IDEB em local visível

Publicação: 20/06/2011 as 17h49
Bruno Soares

Por: Cadu Gomes
Foto: Cadu Gomes


A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) apresentou, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), o projeto de lei (PLS 341/2011), que obriga as escolas públicas de ensino fundamental e médio a exporem em placa visível os seus resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Lúcia Vânia explicou que é necessário informar a comunidade sobre os resultados de aprendizagem dos alunos das escolas públicas. “Não se trata de exacerbar a competitividade, mas de prestar contas da responsabilidade de atingir objetivos de aprendizagem que são direitos de todos. Com o presente projeto, homenageamos as boas escolas, os bons alunos e os bons professores, que devem ser reconhecidos e admirados por todos nós”.

Pelo projeto, a placa com pelo menos um metro quadrado, deverá ser afixada junto à porta principal da instituição de ensino, contendo os dados referentes a seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, nas duas últimas aferições, bem como o IDEB médio do município e do estado onde se situam.

Segundo Lúcia Vânia, o bom desempenho dos alunos no processo de aprendizagem, bem como as boas práticas de ensino por parte dos professores, têm que ser incentivadas numa saudável competição. “Não é por outro motivo que as escolas privadas têm conquistado cada vez maiores contingentes de alunos, prometendo resultados diferenciados e mais condizentes com as exigências da sociedade do conhecimento”.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem