SEGURANÇA:Comando da PM faz mudanças na Rotam

SEGURANÇA:Comando da PM faz mudanças na Rotam


Ao todo, 62 po­li­ci­ais saí­ram da uni­da­de – que pos­sui em tor­no de 100 mi­li­ta­res.





Publicado: 18-03-2011 ás 08h56min


Jornal O Hoje
Des­de a mu­dan­ça no co­man­do da Ron­das Tá­ti­cas Os­ten­si­vas Me­­tro­po­li­ta­nas (Ro­tam), no úl­ti­mo 3 de mar­ço, quan­do saiu o te­nen­te-co­ro­nel Car­los Hen­ri­que da Sil­va e en­trou o te­nen­te-co­ro­nel Lu­iz Al­ber­to Sar­di­nha Bi­tes, a uni­da­de pas­sa por re­for­mu­la­ção. A mu­dan­ça se de­sen­ca­de­ou após pos­sí­vel in­ti­mi­da­ção à Or­ga­ni­za­ção Jai­me Câ­ma­ra, por homens da Rotam. Ao todo, 62 po­li­ci­ais saí­ram da uni­da­de – que pos­sui em tor­no de 100 mi­li­ta­res (nú­me­ro não con­fir­ma­do pe­lo co­man­do da Ro­tam) – e fo­ram re­ma­ne­ja­dos.

Os uni­for­mes tam­bém se­rão mu­da­dos: sai o pre­to, en­tra o de cor cá­qui, tra­di­cio­nal da Po­lí­cia Mi­li­tar. As vi­a­tu­ras se­rão de acor­do com o pa­drão da PM, em que os ve­í­cu­los de cor pre­ta tam­bém de­vem ser mo­di­fi­ca­dos. O Cur­so Ope­ra­ci­o­nal da Ro­tam (COR) – em que os po­li­ci­ais que de­se­javam en­trar na uni­da­de de­ve­ri­am fa­zer – não exis­te mais. Ago­ra, pa­ra se tor­nar um mi­li­tar de­sig­na­do pa­ra a Ro­tam, o po­li­ci­al de­ve fa­zer o Cur­so de Pa­tru­lha­men­to Tá­ti­co (CPT). O co­man­do-ge­ral da PM tam­bém pre­ten­de re­a­li­zar ro­dí­zio en­tre os po­li­ci­ais nos ba­ta­lhões, sen­do que ca­da mi­li­tar po­de­rá fi­car até quatro anos na uni­da­de.

A in­ten­ção do no­vo co­man­dan­te da Ro­tam, há cer­ca de du­as se­ma­nas no car­go, é que os po­li­ci­ais que se for­mam nes­ta noi­te – em even­to na Aca­de­mia Mi­li­tar, às 19 horas – re­a­li­zem o CPT e com­ple­te a no­va cor­po­ra­ção da uni­da­de. Ca­so não se­ja pos­sí­vel, ha­ve­rá um con­cur­so den­tro da PM, em que – en­tre os de­se­jo­sos de aden­trar na Ro­tam – se­rá tra­ça­do o per­fil fí­si­co e psi­co­ló­gi­co de­se­ja­do pa­ra exer­cer as fun­ções es­pe­cí­fi­cas da uni­da­de.

“São três tur­mas com 35 po­li­ci­ais, pa­ra com­ple­tar es­ses 62 que es­ta­mos com dé­fi­cit. O nú­me­ro é a mais por­que al­guns de­sis­tem, ou­tros são re­pro­va­dos, en­tão tem es­sa di­fe­ren­ça. Além dis­so, são três mes­es de ca­rên­cia pa­ra con­fir­mar a en­tra­da na Ro­tam”, afir­ma o te­nen­te-co­ro­nel Bi­tes. O co­man­dan­te da Ro­tam es­pe­ra ain­da que se­ja pos­sí­vel au­men­tar a ca­rên­cia do cur­so pa­ra dois anos, pa­ra que os po­li­ci­ais pos­sam re­a­li­zar es­tá­gios e com­por o ba­ta­lhão após o treinamento.

Bi­tes re­i­te­ra que par­ti­ci­pa­rá do cur­so de es­pe­cia­li­za­ção dos pos­sí­veis no­vos mi­li­ta­res da Ro­tam, “co­mo to­da a cor­po­ra­ção”. O co­man­dan­te afir­ma que as mu­dan­ças vi­sam aper­fei­ço­ar o tra­ba­lho da uni­da­de e de to­da a PM e es­tá em con­so­nân­cia com as idei­as do co­man­dan­te-ge­ral Rai­mun­do No­na­to de Araú­jo So­bri­nho. Em re­la­ção ao no­vo tra­ba­lho, o te­nen­te-co­ro­nel diz que, até en­tão, foi “meio tu­mul­tu­a­do”. “Hou­ve a sa­í­da de al­guns po­li­ci­ais da uni­da­de e is­so sem­pre cau­sa al­gum es­tres­se, mes­mo que al­guns saís­sem por su­as von­ta­des ou por­que já não aten­di­am o pa­drão fí­si­co ide­al pa­ra o tra­ba­lho.”

De acor­do com Bi­tes, o re­ma­ne­ja­men­to de 62 po­li­ci­ais se deu por cau­sas di­ver­sas, co­mo a von­ta­de de­les, ou­tros por pro­te­ção de­les pró­prios e ou­tros ain­da que não se en­qua­dram na no­va ideia pa­ra a cor­po­ra­ção. “Mui­tos de­les saí­ram con­tra­ri­a­dos, ou­tros tris­tes, por­que gos­ta­vam bas­tan­te da Ro­tam e ti­ve­ram até lá­gri­mas nos olhos. Nós sen­ti­mos es­sa car­ga, mas ago­ra o cli­ma já es­tá es­tá­vel e tran­qui­lo”, ava­lia. Ele re­ve­la que a cor­po­ra­ção tem re­a­li­za­do ati­vi­da­des re­cre­a­ti­vas e es­por­ti­vas pa­ra tran­qui­li­zar o am­bi­en­te e apro­xi­mar os po­li­ci­ais.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem