CABECEIRAS: Ruas ganham sinalizações horizontais.

CABECEIRAS: Ruas ganham sinalizações horizontais.

Programa "Goiás Sinalizado" do Governo do Estado chega ao município.

Atualizada na segunda - feira, 28 de abril de 2014 | 19:36

(Foto: Bruno Soares)
Quem transitou pela região central da cidade pôde notar algo diferente nas ruas, principalmente nas esquinas. Estão sendo feitas faixas horizontais em pontos estratégicos onde há perigo de acidente.Essa é a primeira vez que este tipo de sinalização é feito em esquinas nas ruas da cidade. As que existiam eram faixas de pedestre próximo as escolas, sob lombadas (quebra - molas) e as horizontes dividindo os sentidos na Rua Ribeiro Dos Santos que foram sumindo com o tempo e com trabalho de recapeamento.

O serviço de sinalização está sendo feito por uma equipe do DETRAN - GO (Departamento Estadual de Trânsito), onde o órgão faz a sinalização horizontal e a vertical será feita pela prefeitura que receberá as placas e orientações de como devem ser instaladas. É um trabalho feito pelo governo do estado através do programa lançado em 2012 chamado "Goiás Sinalizado" que está sendo realizado em todos os municípios goianos.

(Foto: Bruno Soares)
Essa semana a sinalização de trânsito nas ruas de Cabeceiras foi assunto comentado no programa "Alô Cabeceiras" apresentado por Bruno Soares. O tema foi levantado pelo locutor Hozanir Rodrigues quando o mesmo comentou sobre a retirada de uma lombada na Rua dos Machados, próximo da sua residência, que liga um bairro à outro. Hozanir comentou que por ser uma rua com um declive muito grande, vários carros, caminhões e motocicletas tem passado por ali em alta velocidade, podendo vir a causar acidentes, como por exemplo, atropelamento. Hozanir sugeriu que fosse construído não apenas um, mas duas lombadas, uma onde existia e foi retirada, e a outra mais adiante, próximo a fábrica de tijolos.

Alguns ouvintes sugeriram que além de quebra molas, fosse feito um trabalho de sinalização com placas. O locutor Bruno Soares disse que às placas são importantes, mas a sinalização no chão "horizontal" também contribui para evitar acidentes. Ele citou por exemplo que nas lombadas existentes, também deveria ter faixas sob elas, pois muitas pessoas tem reclamado que, quando vê já está em cima e que pessoas de outras cidades que passam pela primeira vez em Cabeceiras e não conhecem as ruas, são pegos de surpresa e a sinalização com placas e faixas horizontais é muito importante.

Goiás Sinalizado.
Em uma iniciativa inédita no País, o Governo de Goiás, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), lançou em janeiro de 2012 o Programa Goiás Sinalizado, que levará sinalização horizontal e vertical a todos os municípios do Estado. O Detran-GO vai disponibilizar projeto técnico e implantar a sinalização nas cidades, além de oferecer educação de trânsito à comunidade.

O programa é sustentado pelo tripé engenharia, educação e fiscalização. O primeiro passo consiste na análise e elaboração de projetos de engenharia. Em seguida, os municípios receberão a sinalização vertical e horizontal. Quando a cidade já estiver com a sinalização novinha, outra equipe do Detran-GO irá até lá para desenvolver trabalhos de educação de trânsito. Só após essa etapa será dado início à fiscalização.

O Goiás Sinalizado prevê ainda a implantação de forma gradativa das ciclofaixas, que visam garantir a segurança para os ciclistas, criando uma alternativa para o trânsito dos centros urbanos. A expectativa é de que as implantações de faixas de pedestres e de ciclofaixas contribuam para mudar o comportamento do cidadão no trânsito, no sentido de prevenir acidentes de trânsito e, acima de tudo, salvar vidas.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem