DIA DO RÁDIO: Em meio à pandemia, veículo se mantém presente e relevante na vida dos brasileiros

DIA DO RÁDIO: Em meio à pandemia, veículo se mantém presente e relevante na vida dos brasileiros


25 de setembro! Dia do Rádio. Data para celebrar este veículo de comunicação que está mais vivo do que nunca. O rádio ganha fôlego à medida que se adapta às novas tecnologias, e, este ano, em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), tem se mantido presente e relevante na vida dos brasileiros

Uma pesquisa realizada pela Kantar Ibope Mídia em 13 regiões metropolitanas do país revela que 78 em cada 100 brasileiros são ouvintes de rádio. Desses, 3 em cada 5, fazem isso todos os dias. Cada ouvinte passa, em média, 4 horas e 41 minutos por dia acompanhando a programação, seja no carro, no trabalho, em casa ou em qualquer outro lugar.

Aliás, o rádio comum ainda é o dispositivo preferido dos ouvintes, 81% ouvem a programação sintonizando pelo dial, 23% dos ouvintes o fazem polo celular, 4% em outros equipamentos, como tablets, por exemplo, e 3 em cada 100 ouvintes usam o computador para ouvir rádio.

A pesquisa Kantar Ibope revelou, também, que o rádio conversa com audiências de todas as faixas etárias, mas a média de ouvintes entre as pessoas mais jovens é maior que entre os mais velhos.

Destaque para os brasileiros entre 20 e 49 anos de idade: 83 em cada 100 pessoas dessa faixa etária são ouvintes de rádio. Sem dúvida, uma das principais características do rádio é o potencial de seu alcance e a capacidade de se conectar a pessoas de todos os gêneros, classes sociais e idades.

Afinal, tem programação para todos os tipos de gosto. E é a maneira eficaz de informar, engajar e conectar que faz do rádio um meio com grande potencial para comunicar produtos e serviços aos mais diferentes públicos.

E esse é outro ponto do levantamento Kantar Ibope que merece destaque. Nos primeiros seis meses deste ano, 5 mil e 200 anunciantes investiram em rádio para comunicar um total de 6 mil e 200 marcas. Desses, 2 mil e 700 são exclusivos, ou seja, anunciantes veiculam publicidade somente em rádio e em mais nenhum outro meio de comunicação.

A Kantar Ibope fez uma análise dos diferentes setores que anunciaram no rádio no primeiro semestre de 2020.

Destaque, segundo levantamento, para Serviços ao Consumidor, Comércio e Financeiro/Securitário. Juntos, esses setores concentram 68%  dos investimentos, ou seja, mais de 2 terços do total.

O Dia Nacional da Rádio é comemorado em 25 de setembro. A data lembra o nascimento de Roquette Pinto, considerado o “Pai do Rádio Brasileiro”. A primeira transmissão radiofônica no Brasil aconteceu no dia 7 setembro de 1922, na comemoração do centenário da independência brasileira.

Assista abaixo um documentário da TV Escola sobre Edgar Roquette Pinto e o rádio no Brasil

 

 Fonte: Agência Rádio2

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem