SAÚDE: Câncer de pênis provoca cerca de mil amputações por ano

SAÚDE: Câncer de pênis provoca cerca de mil amputações por ano

A falta de higiene é a principal causa. Ao perceber qualquer alteração no pênis, o homem deve procurar atendimento de um profissional de saúde. Vale lembrar que quanto mais tardio o atendimento, maiores as chances de amputação.

(Foto: Reprodução)
Nos últimos cinco anos, o câncer de pênis provocou cerca de três mil mortes e mais de quatro mil amputações. A falta de higiene é a principal causa. Em seguida vem a fimose e Infecções Sexualmente Transmissíveis – as ISTs.

Além de manter o pênis limpo e seco, é importante ficar atento a alterações como alerta o coordenador de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Francisco Norberto.

“Às vezes aparecem bolhas, feridas, vermelhidão. E isso, muitas vezes não tratado, ele vai evoluir para complicações. Vai aumentando essa questão do processo inflamatório, começa a ter muitas vezes um cheiro muito forte que essa secreção produz e aquilo vai ficando um pouco duro - que a gente chama de cancro duro - como se fosse um ferimento mesmo”.

(Publicidade)
Ao perceber qualquer alteração no pênis, o homem deve procurar atendimento de um profissional de saúde. Vale lembrar que quanto mais tardio o atendimento, maiores as chances de amputação. A prevenção, portanto, é o melhor caminho como reforça Norberto.

“A prevenção do câncer de pênis é como nós já falamos em relação a própria higiene é importante que o homem lave esse pênis com água e sabão de forma adequada puxando a pele. Que faça toda a exposição da glande, a cabeça do pênis, para que ele possa lavar e tirar toda aquela sujeira que está ali. Após a relação sexual, após a masturbação ele precisa também lavar essa região com água e sabão. Não abrir mão da camisinha durante a relação sexual e, é claro, sempre depois da relação sexual – mesmo usando camisinha – precisa fazer a higiene”.

Outro passo importante para prevenir o câncer de pênis é descartar a possibilidade de fimose por meio de exame físico feito por um profissional de saúde.

A vacina contra o HPV também é uma forma de prevenir o câncer de pênis. Ela está disponível para meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos. Saiba mais sobre saúde do homem em saúde.gov.br/saudedohomem




Reportagem, Aline do Valle / Agência do Rádio Mais

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem