FORMOSA: DGAP vê indícios de ‘facilitação’ na soltura irregular de ex-braço-direito de Fernandinho Beira-Mar de presídio

FORMOSA: DGAP vê indícios de ‘facilitação’ na soltura irregular de ex-braço-direito de Fernandinho Beira-Mar de presídio

A investigação tem o objetivo de definir se a conduta foi uma falha do servidor ou se foi proposital. Leomar Oliveira ainda não foi recapturado.

(Foto: Reprodução)

Leomar Oliveira Barbosa, de 55 anos, apontado como ex-braço-direito do traficante Fernandinho Beira-Mar recebeu um alvará de soltura do Presídio Estadual de Formosa, no Entorno do Distrito Federal no dia 4 de julho. A informação é do G1/GO. Leomar cumpria pena por outros crimes e não poderia ter sido solto.

Nesta segunda-feira (16) a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informou que há indícios de facilitação de um servidor na liberação irregular do preso.

Ainda segundo o G1/GO, o coronel Edson Costa, diretor do órgão, informou que existia uma série de procedimentos que deveriam ter sido adotadas no momento da liberação e que não foram feitos. O responsável não teve a identidade revelada, mas foi afastado do cargo até que as investigações sejam concluídas.


Publicidade



“Existem sérias suspeitas de facilitação contra o servidor. Ele deveria ter feito a consulta a nível estadual e veria que tinham outras condenações contra ele. E essas informações constavam em toda documentação dele”, disse o coronel.

O diretor da DGAP explicou que, agora, a investigação tem o objetivo de definir se a conduta foi uma falha do servidor ou se foi proposital.

Leomar foi solto no dia 4 de julho. Porém, segundo o Ministério Público, a direção da unidade só tomou conhecimento da liberação irregular no dia 11.

Segundo o Relatório de Liquidação de Penas emitido pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), Playboy já tinha cumprindo 12 anos e três meses dos 36 anos e meio de prisão pelos quais foi condenado. Destes, 11 anos e sete meses, pela 5ª vara Federal Goiás, por tráfico de drogas. Por esse processo, ele conseguiu um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal (STF).

Conforme a DGAP, ele era considerado um preso de bom comportamento e nunca teve nenhuma falta disciplinar. Sua ficha aponta ainda que ele já contabilizava quase mil horas de estudos na prisão, o que resulta em uma mais de dois meses de diminuição de pena.

O Tribunal de Justiça de Goiás expediu um novo mandado de prisão contra Playboy. De acordo com o tribunal, agora, o nome dele passa a constar no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), uma plataforma que pode ser acessada em todo o país.

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, também se pronunciou sobre o caso. Ele disse que a soltura da cadeia de Leomar Oliveira Barbosa foi um "desastre" e um "equívoco criminoso".

"Tem que se identificar quem sãos os responsáveis e puni-los, porque é inaceitável você prender, e ter uma grande dificuldade para prender, nunca é fácil, um bandido como esse, e ele ser solto por um equívoco. É difícil até de acreditar. Mas de todo jeito tem que ser averiguado e punir os responsáveis", completou o ministro.

Um gabinete de crise foi criado com representantes da DGAP, da Polícia Civil e do Ministério Público para apurar a soltura irregular. Também serão discutidos esforços para tentar recapturá-lo.


Com informações do G1/GO

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem