GOIÁS: Macaco é encontrado morto em chácara de Novo Gama

GOIÁS: Macaco é encontrado morto em chácara de Novo Gama

(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Um macaco foi encontrado morto nesta terça-feira (23) em uma chácara de Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal. Assim que localizou o animal, o dono da fazenda, que preferiu não divulgar o nome, acionou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segundo informações do G1.

A secretária de Saúde, Wisliane Maximiano do Nascimento, explicou que o animal será encaminhado a um laboratório do Distrito Federal para exames.


Publicidade



O G1 destaca ainda que esse foi o primeiro registro de macaco morto esse ano no Novo Gama e que ainda não houve registro de casos de febre amarela na cidade nem no estado em 2018.

Ainda segundo a publicação, Wisliane lembrou que em 2017 o proprietário da fazenda solicitou que a SMS vacinasse todos os funcionários contra febre amarela, o que ocorreu. Após a morte do macaco, a equipe vai novamente à chácara para checar se há algum empregado que não foi imunizado e isolar a área onde o macaco foi encontrado.

Transmissão de febre amarela

O surto de febre amarela no país levou moradores de algumas regiões atingidas a matarem macacos por medo da doença. Porém, o Ministério da Saúde alerta que os macacos não transmitem a doença diretamente para humanos e que eles são importantes para sinalizar a presença do vírus transmitido por mosquitos. Por isso, esses primatas devem ser protegidos em seu ambiente natural.

Em sua forma mais branda, a febre amarela se parece com uma virose simples. Pode apresentar febre, mal-estar, enjoos, vômitos e dores musculares. Na mais grave, icterícia (coloração amarelada de pele e olhos), urina escura, falência renal, falência do fígado e de outros órgãos e até morte.

Ministério da Saúde mantém rotina de vacinação contra febre amarela no estado

Apesar do estado de Goiás não estar entre as regiões onde, atualmente, circulam o vírus da febre amarela, permanece a rotina de vacinação normal. É importante que todas as pessoas do estado tomem uma dose da vacina contra febre amarela para estar protegido durante toda a vida. A coordenadora nacional do Programa de imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, explica que o Sistema Único de Saúde está preparado para identificar as pessoas que podem receber a vacina.

“Os serviços de saúde irão fazer a triagem para identificar aquele grupo que poderá receber a dose padrão como aquele que receberá a dose fracionada. Então se a pessoa tem qualquer doença, ela deve chegar ao serviço de saúde e informar para que o serviço avalie, inclusive, se ela não pode tomar a vacina. Então se você conhece o seu estado clínico, a sua condição de estar tomando algum remédio neste momento, é importante que ao chegar à fila para ser vacinado, que você informe ao serviço de saúde, que ele vai poder avaliar se você pode ou não receber a vacina”.

Carla Domingues afirma, ainda, que o Brasil tem estoque suficiente para vacinar toda a população recomendada nas áreas afetadas, além de garantir doses para a vacinação de rotina nos outros estados.

“É importante deixar claro que o estoque de vacina do Brasil é o maior estoque de vacina do mundo. Nenhum país tem a quantidade de vacina que nós temos para a febre amarela, principalmente porque nós temos um laboratório produtor nacional. A dose fracionada, o objetivo dela é justamente o contrário: não haver o desabastecimento. Nós precisamos vacinar mais de 20 milhões de pessoas agora, em um curto prazo de tempo, e ainda temos de manter a rotina de vacinação nos 3.600 municípios que fazem a vacinação de rotina da febre amarela”.



Com informações do G1 e Agência do Rádio Mais

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem