VACINAÇÃO: 47 milhões de crianças e adolescentes para atualizar caderneta, diz Ministério da Saúde

VACINAÇÃO: 47 milhões de crianças e adolescentes para atualizar caderneta, diz Ministério da Saúde


Crianças e adolescentes devem comparecer aos postos de vacinação até 22 de setembro para colocar em dia a sua caderneta de vacinação. Esse é o período da Campanha de Multivacinação do Ministério da Saúde, que, este ano, convoca mais de 47 milhões de crianças menores de cinco anos, crianças de nove anos e também adolescentes de 10 a 15 anos incompletos para atualizarem o calendário vacinal. Mais da metade desse público já deveria estar com o calendário completo. A profissional de telemarketing Regina Lopes dá um bom exemplo desse compromisso, que deve ser assumido pelo país.

“Tenho uma filha de 6 anos, a Ana Lídia. Ela tem a caderneta de vacinação toda em dia. É de extrema importância manter a imunização da criança. Sempre dói, né?! A gente não pode mentir dizendo ‘Ah não vai doer’. Vai doer sim, mas é uma dorzinha rápida e necessária para o próprio bem dela”.


Publicidade


O ministro da Saúde, Ricardo Barros, alerta para a importância da vacinação e lembra sobre o risco de não se vacinar.

“A vacina é direito da criança! Há que se fazer um esclarecimento às famílias da necessidade da vacinação, que é a melhor maneira de prevenir doenças é fazendo a vacinação. Lembramos que algumas doenças estão voltando a aparecer e que se não houver vacinação, nós teremos risco também de repetir doenças que, em tese, já haviam sido erradicadas. Então é muito importante a manutenção do hábito, do compromisso, das famílias de vacinar as crianças conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente”.

No próximo sábado, 16 de setembro, será o dia D da vacinação, quando 36 mil postos de saúde em todo país estarão de portas abertas para imunizar crianças e adolescentes. Treze vacinas estarão disponíveis para crianças e oito para os adolescentes.


Reportagem, Luiz Philipe Leite / Agência do Rádio

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem