CABECEIRAS: Cartório Eleitoral faz testes para recadastramento biométrico na câmara

CABECEIRAS: Cartório Eleitoral faz testes para recadastramento biométrico na câmara

(Foto: Bruno Soares/Interativa87)

Começou em abril e termina no dia 30 de setembro desse ano o recadastramento biométrico para 122 municípios goianos incluindo Cabeceiras. Os eleitores devem procurar um Cartório Eleitoral ou postos de atendimento das respectivas Zonas Eleitorais (ZE) para que seja feita a devida coleta de dados. Em Cabeceiras servidores do Cartório Eleitoral de Formosa estão instalados desde esta quinta-feira (29) realizando testes em uma sala na Câmara Municipal.

Foram instalados três computadores com o sistema da Justiça Eleitoral e internet específica destinada unica e exclusivamente para o serviço de recadastramento, e até mesmo o primeiro título de eleitor. Esse trabalho está sendo possível através da parceria entre o Governo Municipal que disponibilizou de servidores públicos e a Câmara com a estrutura. Cinco funcionários públicos da prefeitura estão recebendo treinamentos dos servidores do cartório eleitoral.

Nesta sexta a equipe está fazendo os últimos testes e ajustes para que, na próxima segunda-feira (03) a população possa fazer o recadastramento, segundo informou a reportagem do Interativa87 a servidora do cartório eleitoral, Juliana.

Publicidade



De acordo com Juliane o atendimento está previsto para ocorrer durante o mês de julho de segunda a sexta-feira das 12h00 às 18h00 e, dependendo da demanda e da internet poderá ser prorrogado.

"A princípio será durante todo o mesmo de julho, dependendo da demanda e da conexão que a gente está tendo um pouquinho de problema vai ser prorrogado um pouquinho a mais. O atendimento será o mesmo que o do cartório, das 12h00 às 18h00 porquê o pessoal daqui vai precisar do suporte de Formosa, às vezes tirar dúvidas, ou a internet que pode cair e alguma situação diferente de algum eleitor, então a gente tem que está lá para dar esse suporte", explicou Juliana

(Foto: Bruno Soares/Interativa87)

Estão previstos até 90 atendimentos por dia, no entanto pode ser menos ou mais, vai depender da conexão com a internet. Para o município que tem 6.341 eleitores, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seria necessário cerca de 300 recadastramentos por dia durante o mês de julho, o que, pode levar para uma provável prorrogação no mês seguinte. O recadastramento continua sendo feito normalmente no cartório eleitoral em Formosa, mesmo que este posto esteja funcionando em Cabeceiras.

Após os serviços estar funcionando normalmente, a população será comunicada através de rádio e carro de som, segundo informou o presidente da câmara, Gilberto Araújo (PSDB).

O eleitor precisa apresentar um documento de identificação que contenha foto, como o Registro Geral (RG) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Se houver alguma alteração no cadastro, é necessário levar um comprovante da mudança, a exemplo da certidão de casamento. Também é fundamental o registro do endereço do eleitor. Isto pode ser feito por meio de documentos emitidos há, no máximo, três meses, que constatem residência ou vínculo profissional, patrimonial e comunitário no município.

Durante o procedimento, os servidores colhem impressões digitais, tiram fotografia e registram a assinatura digitalizada do eleitor.

Juliana explica ainda sobre a importância de regularizar o título de eleitor.

"A biometria é gratuita e obrigatória para todos os eleitores que tenham o título eleitoral, mesmo quem tem mais de 70 anos ou analfabetos que tenham voto facultativo, porque hoje o título é vinculado ao CPF. Quem recebe aposentadoria, tem conta em banco ou outros serviços que dependem do CPF estar regularizado, o título também tem que estar regularizado, porque a suspensão de um ocorre a regularização do outro" destacou Juliana

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem