DIA MUNDIAL DO RÁDIO: Entenda como tudo começou no mundo; conheça a história da Interativa FM

DIA MUNDIAL DO RÁDIO: Entenda como tudo começou no mundo; conheça a história da Interativa FM


Reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como o veículo de comunicação de maior público do mundo, o rádio é celebrado de forma especial nesta segunda-feira (13). Trata-se de um "Dia Mundial" para lembrar como essas ondas sonoras prestam serviço, levam cultura e transformam vidas em todos os cantos, das mais populosas cidades aos menores rincões.

A data, oficializada em 2012, lembra o marco de criação da Rádio das Nações Unidas, no ano de 1946. O tema para a edição do Dia Mundial do Rádio de 2017 é “O rádio é você!”, um chamado por maior participação das audiências e comunidades nas políticas e planejamento da radiodifusão.

Ainda que a história do rádio comece em 1863, com o surgimento da teoria da propagação de ondas eletromagnéticas, e se estabeleça em 1906, data em que se considera a primeira transmissão radiofônica do mundo, o rádio ainda é considerado dinâmico e atraente, mostrando-se adaptado às mudanças do século 21 e oferecendo novas formas de interagir e participar.

Publicidade



No Brasil, a primeira transmissão radiofônica oficial foi realizada no dia 7 de setembro de 1922, durante a inauguração da Exposição do Centenário da Independência na Esplanada do Castelo. Apesar de um grande acontecimento, a experiência não interessou muita gente. “Creio que a causa principal foram os alto-falantes, instalados na exposição. Ouvindo discursos e músicas, reproduzidos no meio de um barulho infernal. Era uma curiosidade, sem maiores consequências”, definiu Edgar Roquette-Pinto, considerado o pai do rádio. No ano seguinte, o próprio Roquette-Pinto criou a primeira estação de rádio, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. A emissora foi doada ao governo em 1936, tendo sido transformada na Rádio MEC, emissora gerida atualmente pela EBC.

Ouça áudio de Roquette-Pinto, de 1943, sobre o começo da Rádio Sociedade:


Ao contrário do que se previa, a evolução das comunicações não trouxe o sepultamento do rádio. Durante seus mais de 100 anos de existência, ele adotou novas formas tecnológicas, invadindo a rede mundial de computadores e se digitalizando. Além disso, sua forma única de comunicação tem a vantagem de chegar a comunidades remotas e pessoas vulneráveis, e de atuar fortemente na comunicação de emergência e no alívio de desastres.

(Fonte: Agência Brasil)

História da rádio Interativa FM em Cabeceiras
Sede da Interativa
Iniciativa.
A primeira rádio na cidade de Cabeceiras teve início em outubro de 2000 de iniciativa dos irmãos Leandro e Leonardo Magela Souto naturais de Cabeceira Grande (MG) cidade que fica a cerca de 40 quilômetros de Cabeceiras (GO).

Primeiro teste, desafios.
A rádio foi ao ar para os primeiros testes dos equipamentos em uma residência de um amigo dos irmãos mineiros na Rua das Gardênias no Bairro Redenção. Naquela oportunidade tiveram problemas técnicos.

Segundo teste.
Logo em seguida em outubro do mesmo ano, Leandro e Leonardo realizaram o segundo teste, e desta vez com sucesso, os equipamentos funcionaram no período de 4 horas. Logo a população cabeceirense percebeu que havia uma rádio FM na cidade com a frequência 93,1 MHz. Nascia naquele momento com apenas três locutores: Chris Panerari, Dj Jabá e DJ Fábio uma das maiores conquistas da cidade de todos os tempos “uma emissora de rádio”.

Primeira autorização de funcionamento.
Não demorou muito e Leandro e Leonardo Magela deram início à legalização da emissora. Reuniram algumas pessoas da comunidade e formaram a ACERC – GO (Associação Comunitária Educativa e de Radiodifusão de Cabeceiras Goiás). No ano seguinte (2001) a entidade conseguiu a liberação da ANATEL para funcionamento provisório.

Autorização oficial da ANATEL.
Depois de quase dois anos, já em 2002 a pequena equipe de locutores, associados, e diretores puderam comemorar, pois conquistava o funcionamento legal da ACERC, que logo veio a ter o nome fantasia “interativa” e a frequência oficial “87,9 MHz”.

Mas não pense que foi fácil, até a conquista final muita coisa aconteceu, foram realizadas várias campanhas pedindo doações, desde os mais simples até os mais bem sucedidos empresários do município contribuíram para a construção da historia desta emissora. Destacamos alguns agradecimentos especiais: Sindicato rural, autoridades municipal, estadual, federal e ao comércio da cidade.

No ano de 2005, o empresário e produtor rural Lauri José Philippsen contribuiu com a associação realizando o maior investimento já recebido, e daí em diante o que já era uma grande conquista ficou ainda melhor, foram implantadas grandes inovações, reforma do prédio, compra de equipamentos de última geração, veículo e a formação de uma equipe capacitada para levar até o ouvinte a melhor programação.


A Interativa conta com uma equipe aproximada de 15 integrantes, uma grade de programação diversificada e cuidadosamente elaborada para atender ouvintes de todas as idades e classes sociais, podendo ser ouvida em todo município pela sintonia FM 87,9 MHz e em todo mundo através do site  www.interativa87.net.

A programação é composta com 70% de informação local, regional, estadual, nacional e internacional com a contribuição de várias agências de notícias do pais, tais como: Agência Rádio Web, Radio2, ABRAÇO-GO, Rede Metrópole, Faeg, Jornalista Libório Santos e Agência do Rádio. Com essas agências, o ouvinte fica por dentro das notícias de seu interesse. As informações locais são produzidas pelos locutores da emissora que trabalha de forma imparcial para levar a notícia verdadeira e concreta.

Com a rádio, a população tem a sua liberdade de expressão respeitada onde ele pode elogiar, criticar, denunciar e cobrar melhorias em seu bairro ou em toda cidade. A Interativa, durante os 14 anos no ar, contribuiu significativamente para o crescimento da cidade e ganhou a total confiança da população que cada dia se apoiam na emissora para buscar soluções de problemas. Com isso, as autoridades do município tem se preocupado e diante das reclamações dos ouvintes, buscado solucionar ou informar a sociedade.

O quadro "Preciso de Ajuda" tem ajudado com a grandiosa colaboração da população, entidades, associações e órgãos públicos, centenas de pessoas em situações graves de saúde, alimentação, moradia e dentre outros com arrecadações.

Essa é uma ligação de muito carinho com o ouvinte e que carrega como bordão “Trabalho e Sucesso”.

                                             Direção: Atualizada, dezembro de 2014




Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem