CABECEIRAS: Escolas Municipais ultrapassam meta do Ideb

CABECEIRAS: Escolas Municipais ultrapassam meta do Ideb

(Foto: Reprodução / Internet)
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015 foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), na quinta-feira (8), mostrou que duas escolas da rede municipal superaram às metas projetadas.

Às escolas Laís Inácio Ferreira, localizada no Bairro Enis Machado e Jesuíno Torres no Bairro Redenção alcançaram o objetivo.

A avaliação de alunos resultou na nota 4.2 na escola Laís Inácio Ferreira, ultrapassando a nota projetada pelo Ideb que era 4.0. Já a escola Jesuíno Torres superou a nota 4.5 estipulada alcançando 5.0. Essas duas instituições são de ensino fundamental da 4º série ao 5º ano.

Publicidade

(Foto: Reprodução / Ideb)

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Marcos Aurélio De França Viana Nascimento, às outras instituições não foram avaliadas pelo Ideb, por não terem o número mínimo de alunos, que seria 200. Más se fossem avaliadas, conseguiriam atingir a meta. Marcos Aurélio parabenizou às escolas que conseguiram ultrapassar a nota projetada pelo Idep.

- Quero aqui em nome da secretaria na qual eu sou secretário e em nome do prefeito Nadir de Paiva, parabenizar os funcionários, professores, coordenadores e principalmente a parte mais importante que são os alunos, que orgulha não só as escolas, mas também a nossa cidade.

Ideb
O Ideb funciona como um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Para se chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar e o desempenho no Saeb/Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio. O rendimento escolar leva em conta taxas de aprovação, reprovação e abandono.

O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0.

O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Ideb divulgado nesta quinta-feira diz respeito ao desempenho das escolas, redes, municípios, estados e Brasil em 2015. O desempenho é comparado com as metas calculadas a partir da primeira edição, em 2005, e projetadas para todas as edições futuras, até o ano de 2021.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem