CAVALCANTE: Caminhão do PAC2 de Cabeceiras é retido, motorista e passageiros são levados para delegacia

CAVALCANTE: Caminhão do PAC2 de Cabeceiras é retido, motorista e passageiros são levados para delegacia


Um caminhão caçamba que pertence ao município de Cabeceiras está retido em Cavalcante, no Nordeste de Goiás por estar prestando serviço irregular, fora do seu perímetro legal.

O caminhão faz parte do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal doado para a prefeitura de Cabeceiras. Além da apreensão do veículo, duas pessoas foram presas, o motorista que é funcionário da prefeitura e um homem que seria beneficiado para o transporte de mudanças que estava em Cavalcante e eram trazidos para cidade.

Publicidade

Segundo informações preliminares da Polícia Militar (PM) de Cavalcante, o caminhão foi recolhido na tarde desta quinta – feira (09) por determinação da justiça. Como o caso está sendo investigado e corre em sigilo e envolvem políticos, o agente da PM, Elzimar não entrou em mais detalhes.

De acordo com a família do funcionário público, estava a serviço da secretaria de transportes e obras que teria atendido ao pedido do vereador Gerson Ataídes (PSD) para realizar o trabalho.

Gerson afirmou a reportagem do Interativa87 que pediu apoio do secretário para família que o procurou, que segundo ele a mãe pediu para tentar encontrar o secretário ou o prefeito para ajudar buscar o seu filho que estava passando por necessidades no município de Cavalcante e não tinha condições financeiras de custear a mudança.

“A mãe do rapaz me procurou na escola pedindo para que eu tentasse contato com o secretário Fernando ou o prefeito Nadir, porque segundo ela, já tentou falar com eles e não consegui. Então liguei para o Fernando, passei a situação e o contato da família para ele. Foi simplesmente isso que eu fiz”, disse o vereador Gerson Ataídes

A reportagem tentou contato com o secretário Fernando Paiva, porém, o telefone se encontrava indisponível

O secretário de finanças, Enival Ferreira respondeu pela prefeitura e informou que uma advogada está no caso desde esta quinta – feira e todas as despesas serão custeadas pela prefeitura e confessa que o secretário de transportes e obras cometeu equívoco ao liberar o caminhão de uso restrito do município, sabendo ele e o motorista que não poderia prestar esse tipo de serviço.

Ainda segundo o secretário, todos os procedimentos estão sendo tomados e que o trabalho da advogada é para liberar o motorista e o homem.

Segundo a família, o parecer favorável à liberação foi dado pela promotora na tarde desta sexta - feira, porém, falta energia na cidade desde às 15h00 e é necessário que o documento seja escaneado e encaminhado para o juiz em Formosa, para que seja efetivada a soltura.

Tentamos contato com os advogados, oferecido pela prefeitura e contratado particular pela família, mas sem êxito. Segundo os familiares, eles disseram que não falariam no momento, pois estavam empenhados na soltura dos envolvidos.

Retenção do veículo

Segundo a nota técnica n.º005/2014 emitida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em Brasília dia 12 de fevereiro de 2014, com o título Orientações aos Municípios contemplados com as máquinas do PAC2: Motoniveladora, Retroescavadeira, Pá-Carregadeira, Caminhão Caçamba, Caminhão Pipa, que “Esses equipamentos devem ser utilizados para recuperação e melhorias das estradas vicinais com foco no escoamento da produção rural, principalmente, atendendo à demandados agricultores familiares e pequenos produtores.”.

Caminhão chegou para o município em 2014 (Foto: Bruno Soares / Arquivo Interativa87)

No 4.º e 5.º parágrafo o documento ainda ressalta “As máquinas também podem ser usadas para realização de ações para mitigação dos efeitos da seca e do acesso à água, melhorias para efetivação do transporte escolar, redução de erosão de terra e da degradação do meio ambiente e incremento do turismo rural. Para o enfrentamento da seca, por exemplo, os equipamentos também poderão ser usados no transporte de água para população, entre outras ações na escavação de barreiros, barragens subterrâneas para captação e armazenamento de água.”

Ainda de acordo com o documento, o uso das máquinas está submetido aos órgãos de fiscalização e controle, Controladoria Geral da União (CGU), e que em caso do uso em desacordo com as obrigações assumidas, por meio de termo de doação assinado pelo prefeito no momento da entrega, poderá resultar na extinção da doação.

*Aguarde mais informações

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem