UNAÍ: Dezessete famílias são removidas de suas casas devido a cheia do Rio Preto

UNAÍ: Dezessete famílias são removidas de suas casas devido a cheia do Rio Preto

Mesmo não chovendo desde o início da noite de quarta - feira (20), o volume de água segue aumentando

O nível do Rio Preto que corta o município de Unaí (MG) continua subindo, mesmo que o tempo tenha dado trégua. Não chove desde às 18h desta quarta – feira (20), segundo informações publicadas no site da prefeitura da cidade.

De acordo com a publicação, 17 famílias tiveram que sair de suas casas que corre o risco de ser inundadas. Quase todas procuraram abrigo na casa de parentes, apenas uma família foi encaminhada para abrigo destinado a receber desalojados ou desabrigados.

Duas escolas e um clube foram preparados para receber os desabrigados. Nesta quarta a prefeitura realizou uma reunião de urgência para traça o plano de contingenciamento para o enfrentamento de enchentes. Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e a Câmara Municipal montaram um cronograma especial para atender os moradores da região do Rio Preto que está sendo monitorado (Leia +).




Além do aumento no nível de água, os olhos das autoridades e da população estão voltados também para duas grandes barragens da região controladas por empresas de energia elétrica, a Usina de Queimado e a PCH Unaí Baixo.

O reservatório da Usina de Queimado opera com 35,58% da capacidade e a água está a 9 metros abaixo do nível da represa. De acordo com técnicos da usina, ainda há condição de receber bastante água, o que deixa os moradores e as autoridades mais tranquilas. Mas segundo as previsões dos técnicos da Usina, às chuvas que estão previstas para cair nos próximos dias, principalmente no estado de Goiás, pode causar o aumento da água em sua direção.

Segundo ainda informou os técnicos à prefeitura de Unaí, a situação está sob controle, porque ainda há muito espaço no reservatório para controle de vazão da água que desce pelo Rio Preto.

Ainda de acordo com a publicação do site da prefeitura, a PCH Unaí Baixo apenas informou que a situação está sob controle, não divulgando mais detalhes.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem