TECNOLOGIA: Foguete russo pode cair na Terra após sair da órbita

TECNOLOGIA: Foguete russo pode cair na Terra após sair da órbita


O foguete Progress M-27M, lançado nesta terça-feira (28), saiu do controle do Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia e está caindo em direção à Terra. Segundo uma analista do CCVE, não é mais possível acoplar a nave à Estação Espacial Internacional (ISS) e o objetivo é controlar a queda.

A estimativa é que os detritos caiam entre 7 e 11 de maio, mas a localização é desconhecida. Foram investidos cerca de US$ 90 milhões no foguete e não se sabe qual defeito ocasionou o descontrole. No vídeo abaixo, publicado pela Nasa, imagens do próprio equipamento exibem a alta velocidade que a nave gira em torno de si.



Missão
O Progress foi lançado para transportar 2,5 toneladas de suprimento aos astronautas que estão na ISS, como combustível, oxigênio, alimentos e equipamentos científicos. Após o seu lançamento, às 3h10 (de Brasília), na base de Baikonur, no Cazaquistão, a previsão de chegada era seis horas depois.

A próxima missão de um cargueiro seria no dia 8 de agosto, mas a agência espacial russa visa adiantar a data. Apesar do ocorrido, a tripulação tem mantimentos suficientes para continuarem no espaço.

Veja como foi o lançamento.



Fonte: Agência Brasil

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem