CABECEIRAS: Enfermeira Josy concede entrevista e fala sobre, médicos e ambulâncias.

CABECEIRAS: Enfermeira Josy concede entrevista e fala sobre, médicos e ambulâncias.



Hospital sem médico, ambulâncias sucateadas e falta de remédios na farmácia de distribuição gratuita, esses são uns dos fatores cruciais que estão manchando a saúde em Cabeceiras. Nos últimos 3 anos já se passaram pela secretaria de saúde 5 secretários. Cada um trabalhou com o objetivo de melhorar a área, mas os problemas continuam e a cadeira voltou a ser mexida.

Enfermeira Josy (Foto: Reprodução /Facebook)
Assumiu o cargo João Rosa, ex-vereador e conhecedor da área. Antes ele estava na secretaria de governo municipal. A mudança ocorreu no primeiro dia da volta de recesso das festividades de final de ano, dia 5 de janeiro em reunião com o prefeito Antônio Cardoso e demais membros da administração, que escolheram ainda o novo diretor do hospital, Fausto Sandoval.

Na ultima sexta – feira (9) a enfermeira Josy, na ausência do secretário João Rosa, que estava fora da cidade, segundo ela para resolver as pendências da saúde, concedeu entrevista a rádio Interativa FM. A profissional de saúde respondeu perguntas que se tornaram frequentes como foi citado no início da matéria. A entrevista completa pode ser ouvida abaixo.

Quadro médico.
A primeira pergunta foi justamente sobre a falta de médicos na sexta – feira, dia da entrevista. Ela confirmou que não havia médico no hospital nem na sexta quanto na quinta – feira, mas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são duas, uma no bairro redenção e outra no Mariano Machado havia médicos atendendo normalmente. Josy contou ainda que na próxima semana (essa que começou) o problema já estará resolvido e aproveitou para informar os dias e horários de atendimento de cada médico.

Funcionamento do aparelho de Raio-X.
Sobre o funcionamento do radio-x, Josy explicou que ele está de plantão 24h, mas só é acionado em caso de emergência e a pedido do médico de plantão. O horário normal é de segunda a sexta – feira das 09h00 às 17h00.

Cartão do SUS.
Josy alerta as pessoas que ainda não fizeram o seu cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) para procurarem o hospital entre 14h00 e 18h00 munidos da carteira de identidade e comprovante de endereço. Para crianças, certidão de nascimento e comprovante de endereço.

Ambulâncias.
(Foto: Via WhatsApp)
Para atender todo o município são duas ambulâncias e elas não estão é boas condições de uso. Josy reconhece que os veículos estão em péssimas condições, mas informou que o diretor do hospital, Fausto Sandoval já está providenciando em caráter de emergência a reforma até que as novas cheguem o que ela acredita não demorar muito.

Farmácia e atendimento a população de cidades vizinhas.
A falta de remédios para distribuição na farmácia do hospital é sempre motivo de reclamação da população. Sem condições financeiras para comprar o medicamento listado na receita médica nas drogarias, a farmácia básica sempre falta o remédio procurado. A enfermeira sabe do problema e contou que o novo secretário já autorizou a compra e que deve chegar essa semana. Já o atendimento aos moradores das cidades mineiras que fazem divisa com Cabeceiras, Josy contou que a secretaria de saúde estará buscando parceria junto às secretarias de saúde de Buritis, Unaí e Cabeceira Grande.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem