FORMOSA: Nome do formosense preso no exterior acusado de terrorismo é divulgado.

FORMOSA: Nome do formosense preso no exterior acusado de terrorismo é divulgado.


O mistério diante da identidade do jovem formosense de 18 anos de idade preso no último dia 15 na fronteira entre a Bulgária e a Turquia terminou nesta segunda - feira (29). Embora o Ministério das Relações Exteriores não tenha divulgado o nome do jovem para respeitar a privacidade de cidadãos brasileiros no exterior e de suas famílias, a maioria dos jornais brasileiros divulgaram o suposto nome dele.

Kaique Luan Ribeiro Guimarães mora na Espanha com parentes há cerca de 10 anos, segundo informações do jornal O Globo. Ele foi preso pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), quando seguia de carro com dois amigos marroquinos e tentava atravessar a fronteira entre a Bulgária e a Turquia. As autoridades espanholas, que solicitaram a prisão, dizem que eles tentavam se juntar a um grupo de insurgentes sírios na facção radical Estado Islâmico.

Já as informações das agências europeias, dão conta de que os detidos alegam inocência e dizem que estavam em uma viagem de férias rumo à Turquia e à Grécia.

De acordo com informações da TV Anhanguera, o rapaz segue preso na cidade de Haskovo, na Bulgária. Ele teria pedido no dia 23 à Justiça do país sua extradição para a Espanha, que também já havia feito a mesma solicitação anteriormente. As autoridades espanholas querem que ele seja julgado no país por associação a organização terrorista.

Em Formosa, no Entorno do Distrito Federal, a cerca de 280km de Goiânia e a 75km de Brasília, onde o jovem morava, o repórter da TV Anhanguera tentou conversar com um jovem que seria o seu irmão e uma tia de Kaique, mas eles não quiseram se pronunciar sobre o caso. Segundo os vizinhos, os demais familiares do rapaz também moram na Espanha.

A reportagem da emissora conversou com duas pessoas da vizinhança, uma aposentada e um guarda municipal.

“Lembro que ele era um menino muito bom, de uma família muito humilde. Quieto, não era de bagunça, estudava. Você não via ele muito na rua, brincava mais com os primos dentro de casa”, relatou a aposentada Aroni dos Santos.

Relson de Moura afirma que ele namorava uma garota muçulmana e acredita que isso o levou a ter conhecimento sobre grupos islâmicos. “Segundo me contou a mãe dele, que esteve aqui no Brasil, ele estaria namorando essa muçulmana e me mostrou as fotos dela com ele”, disse.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem