CABECEIRAS: Poderá ter racionamento de água nos bairros Mariano Machado e Enis Machado

CABECEIRAS: Poderá ter racionamento de água nos bairros Mariano Machado e Enis Machado


O baixo nível de água no poço artesiano que abastece os bairros Mariano Machado e Enis Machado poderá leva a Saneago (Saneamento de Goiás) a adotar o racionamento nesses dois bairros nos próximos dias.O poço fica localizado entre os bairros Centro e Mariano Machado.

(Foto: Bruno Soares)
De acordo com o gerente local da Saneago, Antônio Vieira "Biducha", o poço está secando e a bomba não está conseguindo bombear a água com rapidez, com isso o reservatório acaba se esvaziando rápido deixando os consumidores sem água. Ainda segundo Biducha, quando o nível da água é muito baixo, a bomba acaba desarmando "desligando automaticamente" para evitar que a mesma se danifique e só é religada novamente manualmente, o que acaba demorando, pois o problema só é notado quando a água do reservatório chega ao nível baixo. Durante esse tempo começa a faltar água nas torneiras.

Os moradores desses bairros já estão sentindo o efeito a mais de duas semanas. É com frequência que a Interativa FM recebe ligações dos ouvintes para reclamar da falta de água. Segundo Biducha, o problema foi detectado na sexta - feira (13) e uma equipe técnica da Sanaego em Goiânia já havia sido contatada para realizar uma análise no poço, mas ainda não compareceram para realizar o teste.

"Detectamos o problema desde sexta - feira da outra semana, e a gente estava aguardando o técnico de Goiânia pra vim fazer uma análise no poço, pra gente dar uma informação mais exata para o povo, só que, não apareceu esse pessoal e a alternativa agora é a abertura de um outro posso", explicou o gerente local da Saneago.
"Poço artesiano está secando", disse Biducha. Poço fica localizado entre a Avenida Ribeiro Dos Santos e a Avenida Brasília, entre os bairros Centro e Mariano Machado. (Foto: Bruno Soares)
Biducha contou ainda que a abertura de um novo poço estava previsto para iniciar na sexta - feira (20), mas a empresa contratada não havia chegado. A expectativa é que ela chegue na cidade nesta segunda - feira (23) para iniciar a perfuração.

"Era para ter começado a abrir ontem (sexta - feira) mas ocorreu um probleminha e a Geodril, empresa de Formosa vai começar na segunda - feira".

Biducha prevê que o poço fique pronto em 30 dias. "Eu não tenho uma previsão muito certa, porque a abertura do poço, devido as novas tecnologias, ele é muito rápido. Só que vem depois a estrutura que tem que ser montada. Eu acredito que, numa visão bastante otimista, pelo menos uns 30 dias".

Apesar do momento crítico que se encontra o poço, Biducha descarta a possibilidade de racionamento de água, mas pede paciência e a colaboração dos consumidores, diminuindo o consumo de água.

"Nesse tempo é até meio contraditório a gente dizer para as pessoas gastarem pouca água nesse período de seca, mas as pessoas vão ter que fazer mais um pouco de sacrifício. Não é um racionamento agora, é um momento que eu acredito ser passageiro, pois com a abertura desse novo poço deve resolver o problema".

Reservatório fica localizado no bairro Ênis Machado. (Foto: Bruno Soares)
Como a Saneago local não depende das suas próprias pernas para tomar medidas rápidas, o gerencia local acaba ficando de mãos atadas, primeiro depende da regional em Formosa e após ela, os problemas chegam a capital. Com várias tentativas que acabaram sendo em vão, Biducha disse que a ultima alternativa foi procurar a prefeitura, na qual ele aguarda que seu pedido seja atendido.

O poço funciona a mais de 10 anos e passou em 2008 por uma reforma e manutenção. Nesse ano Biducha disse já ter alertado a regional dos problemas futuros e durante esses anos o serviço de abastecimento estava funcionando em situação precária.

"Em 2008 foi feito uma manutenção, e ele (poço) veio trabalhando de forma precária, a gente sempre de forma corretiva trabalhando nele, pra não perdê-lo, mas infelizmente agora parece que esgotou".

(Foto: Bruno Soares)
Na manhã de hoje (23) o gerente da Saneago local e um funcionário estavam no poço aguardando a chegada da empresa que ficou responsável de abrir um novo poço artesiano.




Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem