CABECEIRAS: Juiza Eleitoral explica como será a eleição suplementar no município.

CABECEIRAS: Juiza Eleitoral explica como será a eleição suplementar no município.

O voto é obrigatório. Todos os servidores da justiça eleitoral estará na cidade no dia 4. Além de reforço policial militar e civil.

Na manhã desta terça - feira (29) o programa "Alô Cabeceiras" conversou ao vivo por telefone com a Juíza Eleitoral da 11° Zona Eleitoral, Dra. Marina Cardoso Buchdid que explicou como será o trabalho da justiça eleitoral durante a eleição suplementar em Cabeceiras (GO) para escolha do novo prefeito e vice no próximo domingo (04). Marina explicou que a votação é obrigatória, assim como em qualquer outra eleição, e quem não puder comparecer no dia da votação, terá que justificar, procurando um cartório eleitoral mais próximo para não ficar com pendências no título de eleitor (Ouça a entrevista no final do texto).

Ainda hoje serão fixados cartazes da justiça eleitoral preparados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) especificamente para Cabeceiras "Nós estaremos em Cabeceiras dentre hoje e amanhã. Colocaremos a disposição dos senhores alguns cartazes da justiça eleitoral. Cartazes esses que foram elaborados pelo Tribunal Regional Eleitoral especialmente para as eleições de Cabeceiras". Disse a juíza.

A 11° Zona Eleitoral engloba outros três municípios além de Cabeceiras, que são eles: Formosa (onde fica a sede do Cartório Eleitoral), Flores de Goiás e Vila Boa e durante as eleições o efetivo é divido para estes municípios, como Cabeceiras será a única cidade a ter eleição neste final de semana, Marina disse que a justiça estará voltada para cidade "Cabeceiras faz parte aqui da zona eleitoral que inclui outros três municípios, Formosa, Flores e Vila Boa. Todas as eleições que realizamos, elas tem a atenção da justiça eleitoral dividida entre esses quatro municípios. Nessas eleições agora do dia 4, todas as atenções da justiça eleitoral estarão voltadas para Cabeceiras. Então estaremos todos presentes, eu estarei presente no município, isso já no sábado inclusive e em outras oportunidades anteriores também. Todos os servidores da justiça eleitoral estarão em Cabeceiras, da mesma maneira nós pedimos que fosse intensificado o policiamento, exatamente para que possamos ter um processo eleitoral bem tranquilo e também para que não existam situações de compra de votos".

No dia da eleição há regras que o eleitor e estabelecimentos comerciais devem obedecer a fim de evitar punições "As bebidas alcoólicas não podem ser comercializadas, isso serve para todos os proprietários de bares e demais estabelecimentos comerciais. Elas não podem ser vendidas, e não podem ser consumidas em via pública. Isso, no dia das eleições das 06h00 da manhã até às 06h00 da tarde. Então, se o senhor for pego lá com a sua cerveja, consumindo a sua cerveja no meio da rua no dia da eleição, o senhor (eleitor) será encaminhado pela Polícia Militar, pela Polícia Civil ou por alguém da justiça eleitoral que estiver presente fazendo a fiscalização naquele dia. Em relação a isso porque foi uma situação que aconteceu muito nas eleições de 2012 e tivemos várias ocorrências nesse sentido. Lembrando aos senhores também, que os senhores devem se locomover até ao seu local de votação, devem votar e a partir do momento que votarem, os senhores devem ir embora do colégio eleitoral. Porque a justiça eleitoral veda que os senhores permaneçam ali na porta, que os senhores façam agrupamento de pessoas para conversarem sobre alguma situação que possa envolver aquele processo eleitoral", explicou Marina Cardoso.

A entrada na sala de votação com celular é proibida, terá adesivos fixados na porta das sessões. Camisas e adesivos também não é permitido dentro e fora do colégio eleitoral. A propaganda eleitoral volante ou algum comício por parte dos candidatos é permitida até 48 horas antes da eleição.

Sobre informações de compra de votos, Marina explicou que ela deve ser feita detalhadamente, não só citando que, por exemplo, estão comprando votos daquele bairro ou algo do sentido, a denúncia tem que ser feita citando quem está vendendo o voto? qual rua? qual bairro? que casa?. "Estamos a disposição dos senhores para receber as declarações dos senhores. Porém, essas declarações, se os senhores no procurarem... ah eu tomei conhecimento de, determinada pessoa está, por exemplo, vendendo o seu voto para o candidato candidato número x (termo utilizado sem citar números). Essa declarações devem ser pormenorizadas, não adianta o seguinte... ah eu fiquei sabendo que estão vendendo no bairro x, não, eu fiquei sabendo que fulano de tal, que mora no endereço tal, vendeu para pessoa de tal, na forma tal. Essas declarações devem ser por requerimento ou se tiverem oral, nos iremos colher pela descrição dos senhores e a partir de então, eu vou adotar pessoalmente todas as providencias de verificação e se for o caso de punição envolvendo essas condutas".

A apuração dos votos será feita em Cabeceiras, o mais provável na Câmara Municipal, onde segundo Dr. Marina, já foi pedido do espaço para que seja montada a estrutura para realizar a apuração dos votos. Quem poderá acompanhar a apuração no legislativo a partir das 18h00 são os candidatos que estão concorrendo o pleito e a imprensa local, na ocasião a Interativa FM e o Jornal de Cabeceiras irão acompanhar a apuração e os resultados divulgados ao vivo pela emissora. Desembarcará na cidade para realizar a apuração dos votos, uma equipe do TRE de Goiânia.

No próximo sábado (3) a Juíza Eleitoral, Dra. Marina Cardoso estará ao vivo novamente, agora nos estúdios da Interativa para dar mais informações sobre a eleição. A entrevista está prevista para ocorrer entre 09h00 e 10h00 no programa Alô Cabeceiras. Dúvidas e perguntas podem ser enviadas via e-mail para o endereço eletrônico da Interativa (interativa87@gmail.com) até esta quinta - feira (1°). Elas serão encaminhadas para juíza com antecedência e serão respondidas apenas perguntas enviadas para o nosso e-mail.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem