GOIÁS: Governo Federal realiza encontro com prefeitos goianos nesta sexta-feira.

GOIÁS: Governo Federal realiza encontro com prefeitos goianos nesta sexta-feira.


Nesta sexta – feira (23), o governo federal, por meio da Secretaria de Relações Institucionais, realiza em Goiânia, o Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas de Goiás. A ideia é estreitar a relação com as administrações municipais e orientar os gestores sobre a participação dos municípios em programas federais, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Já estão confirmadas as presenças da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti; da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior; e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Segundo o subchefe de Assuntos Federativos, Olavo Noleto, todos os ministérios estarão representados no local, para atendimento individual aos prefeitos, independentemente de partido político. Olavo, que está em Goiânia desde ontem para acompanhar os detalhes da ação, acredita que esta será a oportunidade de esclarecer e divulgar programas e incentivos do governo que, muitas vezes, ainda não são conhecidos pelos gestores públicos municipais. “Levaremos a Esplanada dos Ministérios para Goiânia”, resume.

A abertura oficial do encontro, que tem o apoio do governo de Goiás, acontece às 9h, com a presença de Ideli Salvatti, responsável pela relação da Presidência da República com os municípios. Segundo a ministra, a intenção é dar continuidade às informações repassadas sobre as principais políticas públicas do governo federal, que também foram apresentadas no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em janeiro, com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, e de todos os ministros, em Brasília (clique aqui e veja a programação completa).

De acordo com Olavo Noleto, na oportunidade, 100 prefeitos do interior receberão a primeira leva de máquinas retroescavadeiras, prometidas pela presidente Dilma em janeiro deste ano, aos gestores com cidades abaixo de 50 mil habitantes. “Todos os que solicitaram vão receber. Em Goiás, esse número se aproxima de 200. O restante deve ser repassado até o mês que vem”, esclarece Noleto. Segundo o subchefe, alguns municípios operam com máquinas das décadas de 1960, 70. “Numa próxima etapa, o governo federal ainda vai entregar motoniveladoras e caminhões caçamba”, emenda.

Goiás é o 17º estado a realizar o evento, que terá palestra de abertura proferida pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Já a conferência de encerramento será comandada por Alexandre Padilha, ministro da Saúde, que deve esmiuçar os principais pontos do Programa Mais Médicos, ação que pretende diminuir o déficit de profissionais da saúde nas pequenas cidades. “Além disso, vamos esclarecer sobre a política de metas, que possibilita ao gestor o dobro de recursos do SUS, em caso de uma gestão de qualidade”, completa Olavo Noleto.

O encontro também conta com o apoio da Associação Brasileira de Municípios, Associação Goiana de Municípios (AGM), Federação Goiana de Municípios (FGM) e da Prefeitura de Goiânia. A expectativa do governo federal é possibilitar a transição tranquila dos novos gestores municipais e garantir a continuidade dos programas feitos em parceria com os municípios. “Alguns prefeitos, até pelo pouco tempo no mandato, não conhecem incentivos e programas do governo. A renovação das administrações no ano passado foi muito grande, por isso a falta de esclarecimento é compreensível”, finaliza Noleto.

As informações são do Jornal O Hoje.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem