CABECEIRAS: Sábado é dia de levar cães e gatos para serem vacinados contra raiva.

CABECEIRAS: Sábado é dia de levar cães e gatos para serem vacinados contra raiva.


Neste sábado (24) acontece a Campanha Nacional de Vacinação Anti-rábica, conhecida como “Raiva”. A Secretaria Municipal de Saúde divulgou quatro locais onde os donos de cães e gatos devem levar seus animais de estimação para tomar a vacina.

Escola Laís – Bairro Ênis Machado
Cemitério – Setor Mariano Machado
Prefeitura Municipal – Centro
Clube São Miguel – Bairro Nova República
A vacinação começa às 07h00 e se encerra às 17h00.

A secretaria lembra aos donos dos animais para não se esquecerem de levar o cartão de vacina. O serviço é gratuito e para agilizar a vacinação, é importante que os donos transportem seus animais com coleira e guia - gatos devem estar em caixas de transporte apropriadas -, para evitar fugas e acidentes.

Vale lembrar que a raiva é transmissível, por mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. Todos os cães e gatos com mais de 3 meses de idade devem receber a vacina.

Raiva.
A raiva é uma doença mortal causada por vírus que ataca todos os mamíferos, inclusive o homem. Os animais mais atacados pela doença são os cães, morcegos e os gatos, e a transmissão da raiva para o homem se faz pela saliva do animal doente, quando ele morde, arranha ou lambe um ferimento ou mucosas. A prevenção só é possível antes de o vírus atingir o Sistema Nervoso Central.

O período de incubação da doença varia bastante. No homem os sintomas podem aparecer de 15 a 90 dias após o contágio, ou ainda demorar dois anos ou mais. O vírus se multiplica, inicialmente, no local da ferida, depois migra pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central, causando encefalite aguda. Daí começa a migração a outros órgãos, entre eles, as glândulas salivares, sendo então o vírus eliminado pela saliva. No ano passado foi registrado um caso de raiva animal no Distrito Federal.Sinais suspeitos da raiva no cão:

· O animal pode tornar-se agressivo, mordendo pessoas, animais e objetos, ou ficar triste, procurando lugares escuros;
· O latido torna-se diferente do normal;
· Fica de boca aberta e baba;
· Recusa alimento ou água, tendo dificuldade de engolir (parecendo engasgado);
· Fica sem coordenação motora, passa a ter convulsão, paralisia das patas traseiras (como se estivesse descadeirado); paralisia total e morte.

O que fazer quando mordido por um cão (mesmo vacinado)
· Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão em pedra;
· Procurar um Centro de Saúde;

NÃO MATAR O ANIMAL AGRESSOR
Deixá-lo em observação durante 10 dias, em local seguro, para não fugir nem atacar pessoas ou outros animais. Deve receber água e comida, normalmente. Durante a observação, verificar se apresenta algum sinal suspeito de raiva (alteração de comportamento).

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem