CIDADES: Hospital nega falta de atendimento médico a mulher que deu à luz no banheiro da maternidade em GO.

CIDADES: Hospital nega falta de atendimento médico a mulher que deu à luz no banheiro da maternidade em GO.

Uma mulher deu à luz dentro do banheiro da maternidade Marlene Teixeira, localizada no setor Vila Brasília, em Aparecida de Goiânia, durante a madrugada desta terça-feira (2). Mãe e filho passam bem (leia mais).

Segundo o Doutor Francisco Porto, Coordenador Médico do município de Aparecida de Goiânia, a mulher, identificada como Maria Cícera, realizou o pré-natal em outra unidade de saúde. Na noite dessa segunda-feira (1º), com o início das contrações, a gestante teria procurado o Cais do Colina Azul, onde foi atendida por um clínico geral e encaminhada para a maternidade.

Segundo ele, a mulher deu entrada na Marlene Teixeira por volta da 00h15 desta terça e foi avaliada por um especialista que teria preenchido uma guia de internação para outra unidade, onde seria realizado o parto. De acordo com Francisco, a porcentagem de parto realizado na maternidade é bem menor do que o número de grávidas atendidas no local, que normalmente, são encaminhadas para outras unidades de saúde para o nascimento dos bebês.

Ainda segundo o Coordenador Médico, Maria Cícera recebeu todo o apoio médico enquanto aguardava a liberação da vaga. “Ela era constantemente avaliada pelo médico daqui, ela foi bem atendida e estava aguardando a liberação quando por volta das três horas da manhã quis ir ao banheiro para uma necessidade fisiológica, ela queria fazer ‘xixi’”, conta Francisco.

Nesse momento, a mulher teria dado à luz dentro do banheiro. Ela mesma teria aparado o bebê com as mãos e gritado por ajuda. Conforme Francisco, ela foi auxiliada prontamente e, tanto a mãe, quanto o bebê, um menino, foram avaliadas em prontidão.

“O bebê nasceu bem e já está amamentando. A mãe também está bem e recebeu atendimento adequando”, conta Francisco. “O menino nasceu com três quilos e cinquenta gramas e cinquenta e cinco centímetros”, completa.

Francisco contou também que esse foi o 11º parto de Maria Cícera e que nessa situação o trabalho de parto é mais rápido. Ele afirmou ainda que a situação é incomum, mas que a mulher recebeu todo auxilio médico antes e depois do ocorrido. Tanto mãe, quando bebê continuam internados na maternidade.

Secretária de Saúde
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia se pronunciou sobre o caso.

“A Coordenação de Comunicação da secretaria municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) informa que, segundo a direção da Maternidade Marlene Teixeira, a paciente aguardava vaga na recepção, e, quando ia ser levada por uma enfermeira para a sala de observação, pediu para ir antes ao banheiro e lá o bebê nasceu. Ela foi atendida, e a paciente e o recém-nascido passam bem e estão na unidade sob os devidos cuidados”.

Marlene Teixeira
Não é a primeira vez que a Maternidade Marlene Teixeira tem um caso que se torna público. No início de 2012, a unidade foi acusada de negligência médica em um caso que resultou na morte de um bebê.

Na época, o pai da criança morta registrou uma ocorrência na 2ª Delegacia Distrital de Aparecida de Goiânia, alegando falta de atendimento médico. Segundo ele, a mãe da criança fez o pré-natal na unidade e vinha sentindo contrações há duas semanas. Nenhum médico chegou a indicar que o parto fosse feito, a criança morreu ainda dentro da barriga.

Na manhã desta terça, uma funcionária da maternidade contou por telefone ao jornal "O Hoje" que o centro cirúrgico do local está interditado há quase dois anos, neste caso, somente partos de emergência são realizados no local, as demais gestantes são encaminhadas para outras unidades de saúde.

Informações do Jornal O Hoje.
Foto: Reprodução/ TV Anhanguera

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem