VIOLENCIA: Cidades do Entorno do DF estão entre as mais perigosas do Brasil

VIOLENCIA: Cidades do Entorno do DF estão entre as mais perigosas do Brasil


Um ranking divulgado nesta quinta-feira (18) pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela) mostra cinco cidades goianas do Entorno do Distrito Federal entre as 70 mais violentas do Brasil.

Luziânia é 21ª localidade mais perigosa do país. Valparaíso de Goiás (40º), Santo Antônio do Descoberto (68º), Cristalina (74º) e Águas Lindas de Goiás (70º) também compõem a lista que faz parte de um levantamento do “Mapa da Violência 2013 – Homicídios e Juventude no Brasil” e que levou em consideração localidades com mais de 20 mil habitantes.

Outras cidades do Entorno como Cidade Ocidental (90º), Planaltina (196º), Formosa (200º) e Novo Gama (209º) também foram citadas no ranking.

O estudo mostra que as cidades que contam com até 5 mil habitantes tiveram um crescimento no índice de assassinatos de 37,5%. Já as localidades com população entre 20 mil e 50 mil habitantes a taxa de assassinatos cresceu 67,9%. Índices que vão na contramão aos anotados em 38 cidades grandes (com mais de 500 mil moradores), que registraram queda de 28,3% nos números de assassinatos.

Segundo o coordenador da área de violência da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e pesquisador do Cebela, Julio Jacobo Waiselfisz, três fatores ajudaram a pulverizar a violência pelo interior do Brasil: o esgotamento de grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, que passaram a ter custos mais elevados, empurrando novos investimentos e fluxos migratórios para o interior; o reforço da segurança nas grandes regiões metropolitanas, com o Plano Nacional de Segurança Pública, de 1999, e o Fundo Nacional de Segurança Pública, de 2000; por fim, a melhoria nos registros e estatísticas de mortalidade nas pequenas cidades, que reduziu a subnotificação dos homicídios.

Com informações do Correio Web.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem