BRASIL: Dilma diz que chamará prefeitos e governadores para discutir mobilidade urbana. Leia e assista.

BRASIL: Dilma diz que chamará prefeitos e governadores para discutir mobilidade urbana. Leia e assista.

Ultima Atualização: 22/06/2013 às 07h03
Em pronunciamento de dez minutos em cadeia nacional de rádio e televisão nesta sexta-feira, a presidente Dilma Rousseff afirmou que irá convidar governadores e prefeitos de todo país para "somar esforços" e discutir a melhoria dos serviços públicos. "Vou convidar os governadores e os prefeitos das principais cidades do país para grande pacto em torno da melhoria dos serviços públicos."

O pacto, segundo a presidente, terá três focos: um Plano Nacional de Mobilidade Urbana para privilegiar o transporte coletivo; a destinação de 100% dos royalties do petróleo para a educação e trazer "de imediato milhares de médicos do exterior para ampliar o atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde)".


O pronunciamento de hoje da presidente acontece após uma série de reuniões com ministros no Palácio do Planalto nesta sexta. A fala foi gravada durante a tarde e teve duração de 10 minutos. Ela condenou a violência "promovida por uma pequena minoria", que "envergonha o Brasil".

A mandatária afirmou ainda que o governo federal pretende elabora um Plano Nacional de Mobilidade Urbana para privilegiar o transporte coletivo.

Além do pronunciamento de hoje, a presidente havia se manifestado em público outras duas vezes sobre os protestos.

A primeira foi em nota oficial na segunda-feira (17), em que disse apoiar as manifestações, desde que pacíficas.

Em seguida, na última terça (18), Dilma disse, em discurso lido em cerimônia no Palácio do Planalto, que o Brasil "acordou mais forte" depois dos protestos. elogiou os manifestantes, a polícia, por não ter cometido excessos, e fez um autoelogio ao seu governo, que, segundo a presidente, "está ouvindo essas vozes por mudanças".

No pronunciamento de hoje, Dilma repetiu trechos do discurso, como a parte em que falou que a sua geração batalhou muito pelo direito de se manifestar.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem