EDUCAÇÃO: Transporte escolar será obrigado a ter câmera de marcha ré.

EDUCAÇÃO: Transporte escolar será obrigado a ter câmera de marcha ré.

Novas regras anunciadas pelo CONTRAN obriga transporte escolar a ter câmera de marcha ré e outros acessórios de segurança. O não cumprimento gera multa e detenção do veículo.

Atualizado em 23/04/2013 às 21h08
A partir do dia 01 de janeiro de 2014, os veículos escolares só poderão circular com retrovisores indireta, dianteira e traseira e câmera de marcha ré, segundo informações da Voz do Brasil desta terça – feira (23).

A medida ainda segundo o programa jornalístico obrigatório que vai ao ar de segunda a sexta – feira das 19h00 às 19h25 em todas as rádios do Brasil (menos aos feriados), as novas regras foram estipuladas nesta terça – feira pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e obriga os veículos a terem esse novo sistema a fim de evitar o atropelamento de crianças.

Sistema parecido com os instalados nos carros populares.
Foto: Internet
No painel do veículo é instalada uma telinha que no momento em que o motorista engata a marcha ré, é mostrado nessa telinha à imagem do que está atrás do veículo, esse sistema inclusive já existe em vários carros populares.

As novas regras exige também que o transporte escolar tenha retrovisores na parte da frente e atrás.

A partir do ano que vem, o não cumprimento vai ser considerado infração grave onde o motorista terá que pagar multa e o veículo será retido para regularização.

3 Comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

  1. Concordo plenamente com isso. Só não concordo com a multa, pois se tem um desejo danado de comer dinheiro do povo. Podendo apenas apreender o veículo se não tiver com o material instalado. Apesar de que a multa deveria se por muito tempo ele não colocasse.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Gostaria de tirar uma dúvida.
    O texto fala sobre a obrigatoriedade do uso de câmeras de ré nos veículos escolares.
    Contudo, a ementa da Resolução nº 439, de 17 de abril de 2013, do CONTRAN fala em retrovisores OU dispositivos do tipo câmera-monitor.
    Sendo assim, pelo que entendi, na verdade não há nenhuma obrigatoriedade no uso de câmera de ré, desde que utilizados retrovisores de visão indireta.
    Este entendimento está correto?

    ResponderExcluir
  3. Sugerimos a leitura:
    http://www.escolarlegal.com.br/2014/02/cameras-de-re-para-transporte-escolar.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem