SAÚDE: Mulheres grávidas vão passar a receber vacina contra coqueluche

SAÚDE: Mulheres grávidas vão passar a receber vacina contra coqueluche

O anuncio foi feito pelo Ministério da Saúde nesta terça - feira (19).
Em 2012 houve um aumento de 97% nos casos, sendo que 85% dos registros foram em menores de seis meses.

20/02/2013 às 11h42
Por Bruno Soares

Na terça – feira (19) o Ministério da Saúde anunciou a inclusão da vacina contra a coqueluche no calendário de imunização das gestantes, para garantir que o bebê já nasça com a proteção da doença, para evitar a infecção antes dos seis meses de idade.
O Ministério da Saúde explicou por meio de nota, que negocia com dois produtores internacionais a compra das doses vacina.

A estratégia do governo é alertar os profissionais de saúde, para que o diagnóstico da coqueluche seja feita de maneira precoce, e que o tratamento adequado com antibiótico seja prescrito. Ainda segundo o ministério, países Europeus e os Estados Unidos, tem registrado aumento de casos da doença desde 2010, sobretudo entre crianças menores de seis meses que ainda não estão protegidas por completo pela vacina pentavalente.

Mais de 2 mil casos foram registrados de coqueluche no Brasil em 2011, desse total, 70% foram em crianças menores de 1 ano. No ano passado houve um aumento de 97% nos casos, sendo que 85% dos registros foram em menores de seis meses.

Mulheres grávidas vão passar a receber a vacina contra a coqueluche a partir do segundo semestre deste ano.

Informações da Agência Brasil.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem