GOIÁS: Cidade goiana é campeã brasileira em boa gestão pública

GOIÁS: Cidade goiana é campeã brasileira em boa gestão pública




Santa Isabel aumentou a arrecadação, diminuiu gastos e a dívida pública.
Pesquisa foi baseada nos dados declarados ao Tesouro Nacional.







19/03/2012 às 18h49
Do G1/Goiás

A cidade goiana de Santa Isabel, a 187 km de Goiânia e com pouco mais de 3 mil habitantes, foi apontada como o município que melhor administrou os recursos públicos. Em uma pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), entre 2006 e 2010, a cidade apresentou o maior índice de eficiência fiscal do país, com 0,97 pontos, sendo a única do Centro-Oeste na lista das dez cidades brasileiras que mais se destacaram na administração fiscal.

Clique Aqui para assistir a reportagem.

O levantamento foi realizado com base nos dados declarados pelos municípios brasileiros ao Tesouro Nacional e mostrou que a cidade conseguiu aumentar a arrecadação, diminuir os gastos com a folha de pagamento e com a dívida pública.

A construção da Ferrovia Norte-Sul, que irá cortar o município, foi responsável também pelas mudanças no local e levou emprego, renda e desenvolvimento para a cidade. Atualmente, a arrecadação do município chega a R$ 800 mil por mês e a maior parte do dinheiro vem da agropecuária.

O prefeito da cidade, Levino Souza Silva, afirma que a estratégia é investir para ter retorno. "Você tem que ter um zelo maior, um cuidado maior, com ponte, mata burro, estrada, tem que ter investimento nessas áreas para que você tenha a oportunidade de gerar emprego e gerar renda lá no campo”, diz.
Veja a lista completa da avaliação das cidades goianas no site da Firjan.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem