POLÍTICA: Prefeito de Uruaçu é afastado do cargo por 90 dias

POLÍTICA: Prefeito de Uruaçu é afastado do cargo por 90 dias



O prefeito é acusado de diversas irregularidades envolvendo o crime de improbidade administrativa.






17/01/2012 às 17h26
Do O Popular

Uma decisão judicial afastou do cargo o prefeito de Uruaçu Lourenço Pereira Filho (PP), por 90 dias. O prefeito é acusado de diversas irregularidades envolvendo o crime de improbidade administrativa. A Justiça também bloqueou os bens pessoais do prefeito, mas sem prejuízo de sua remuneração mensal.

A decisão da juíza Geovana Mendes Baía, da comarca de Uruaçu esta respaldada na denuncia do Ministério Público Estadual, através da promotora Fabiana Cândido Máximo, que levantou várias irregularidades do prefeito de 2009 até 2011. Entre elas alguns contratos firmados entre a prefeitura e a empresa Bavimulticlin para a execução de serviços de limpeza urbana.

De acordo com a denuncia do MP houve super faturamento nos valores pagos, cerca de R$ 1,7 milhão de reais por ano, além de enriquecimento ilícito. A empresa era responsável por serviços como poda de arvores, remoção de entulhos, pinturas de logradouros públicos etc.

Depoimentos de funcionários, colhidos pelo MP, revelam que a empresa apenas assinava os contratos de limpeza e serviços, mas nenhum funcionário seu executou tais trabalhos. Os servidores afirmaram que todos os serviços eram feitos por funcionários da prefeitura local. A denuncia aponta ainda contratos firmados em 2011 com uma outra empresa chamada Pilar, que foi contratada para executar serviços semelhantes para a prefeitura de Uruaçu.

Na sexta-feira (13) oficiais de justiça estiveram na casa de Lourenço, mas o prefeito não foi encontrado para receber a intimação de afastamento. Na segunda-feira (16) os servidores do poder judiciário voltaram a residência, mas o prefeito também não foi encontrado. Mas caso Lourenço não seja localizado pela justiça, um familiar próximo poderá receber a intimação. O afastamento do prefeito se faz necessário, pois ainda não foram ouvidas todas as testemunhas e o relatório final ainda necessita de alguns dados. Caso Lourenço não seja afastado o andamento do processo pode ser prejudicado, considerando que ele poderia manipular documentos e constranger servidores complicando o trabalho da justiça, diz Geovana.

A assessoria do prefeito diz que Lourenço já esta ciente da decisão e que o prefeito esta sendo vítima de uma manobra política, e assim que possível vai recorrer da decisão no Tribunal de Justiça Goiás.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem