GOIÁS: Projetos do governo mudam a realidade do nordeste goiano

GOIÁS: Projetos do governo mudam a realidade do nordeste goiano

18/08/2011 as 17h51
Goiás Agora
O Fundo Constitucional do Desenvolvimento do Nordeste, que destina 0,8% da arrecadação do Estado a projetos para desenvolvimento da região nordeste de Goiás, deve ser implementado a partir do próximo ano. O Governo do Estado tem trabalhado intensivamente para desenvolver a região que historicamente foi deixada de lado. O governador em exercício e presidente da Celg, José Eliton de Figuerêdo Júnior, afirma que diversas ações estão sendo trabalhadas na região para transformar aquela região, no menor espaço de tempo.

Entre os projetos que estão sendo elaborados exclusivamente para a região está a criação de políticas tributárias específicas de modo a atrair investimentos, atrair empresas. “O Governo do Estado através da Secretaria da Fazenda está justamente estudando um projeto para fazer com que essa realidade se transforme na região, atraindo empresas”, revela José Eliton. Com exceção de Posse e Campos Belos, nenhuma outra cidade do nordeste tem qualquer tipo de atividade industrial. E nessas duas localidades existem apenas atividades embrionárias, a força de ambas é mais relacionada ao comércio.

“O governador Marconi Perillo tem demonstrado o carinho e a consciência plena de que o Estado de Goiás precisa se desenvolver de forma harmônica. Não adianta nós termos um Estado onde nós temos bolsões de riqueza e prosperidade e bolsões de misérias, bolsões de atraso. O Estado só vai crescer definitivamente e se incluir como um dos grandes Estados da federação na medida em que o crescimento atinja todas as regiões do Estado, atinja a todos os cidadãos e cidadãs desse Estado”, destaca José Eliton.

O governador em exercício explica que a região nordeste foi menos favorecida historicamente. “Eu sempre digo que o nordeste foi tratado sempre com desigualdade para menos, agora é hora do nordeste ser tratado com desigualdade para mais. Para fazer justiça, para recuperar o tempo perdido de uma região que foi relegada a um segundo plano nas propostas de políticas públicas desenvolvidas pelos governos, na implementação de infraestrutura seja da área rodoviária, seja na área elétrica e seja na área de saneamento básico”, comenta.

Desenvolvimento
Entre as melhorias previstas para o nordeste goiano está a pavimentação asfáltica de inúmeras áreas, obras de saneamento básico e aumento da rede elétrica. Vai ser realizada a pavimentação asfáltica de Posse a Iaciara. No dia 25 de agosto será lançado o asfaltamento ligando a cidade de Iaciara a Nova Roma, que deve ser concluído ainda neste ano. Segundo Figuerêdo, o governador Marconi Perillo se comprometeu em fazer a ligação, no próximo ano, da cidade de Alto Paraíso ao povoado de São Jorge. Nestes quatro anos de Governo também será realizado o asfaltamento da cidade de Divinópolis a Monte Alegre, interligando toda a região nordeste.

“E queremos fazer com que esse asfalto chegue do povoado de São Jorge até Colinas do Sul integrando o norte do Estado fazendo o escoamento de produção, seja do nordeste para o norte do Estado, seja daquela região para o nordeste”, pontua o governador em exercício. Ele acrescenta que foi retomado o programa Luz Para Todos na região nordeste e a Saneago está investindo no saneamento básico em quase todas as cidades para tentar contemplar na sua integralidade com o fornecimento de água e grande parte das cidades com o tratamento e rede de esgoto. “Portanto são ações que o Governo vem desenvolvendo na área de infraestrutura com o objetivo de mudar a realidade daquela região”, conclui Figuerêdo.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem