CABECEIRAS: Câmara empossa Nadir e Bim prefeito e vice duas vezes durante três anos.

CABECEIRAS: Câmara empossa Nadir e Bim prefeito e vice duas vezes durante três anos.

Legislativo realizou durante 2013 e 2014 quatro posses para o cargo de executivo.


O prefeito Nadir de Paiva (PP) e o vice Bim de Oemis (PTN) foram empossados novamente aos cargos na noite de sexta – feira (24). A solenidade de posse foi realizada na Câmara Municipal e contou com a presença de oito dos nove vereadores que compõe a casa, ex-prefeitos, deputado estadual Ernesto Roller (PMDB), demais autoridades do município e um grande número de pessoas.



Essa foi à segunda posse de Nadir e Bim durante os três anos após a eleição de 2012. A primeira ocorreu em 2013. Centenas de pessoas acompanharam por volta das 20h00 a posse, dentro e fora da câmara que acabou não comportando o número de pessoas.

Prefeito Nadir de Paiva (Foto: Jornal de Cabeceiras)
Em seu discurso, o prefeito Nadir de Paiva falou da sua felicidade em retornar ao cargo e em tom de desabafo ressaltou a vitória nas urnas na eleição que concorreu e o reelegeu em 2012, e em tom irônico se referindo ao seu opositor Antônio Cardoso (atual ex-prefeito) falou sobre o poder. “Feliz não por ganância de poder, não por gostar de poder, não por ser agarrado ao poder, mas por ter resgatado o que às urnas nos deu através de voto”, disse Nadir.

Nadir falou também sobre o apoio recebido pelo deputado estadual Ernesto Roller e do seu primo, o advogado Daniel Roller que o defendeu durante a tramitação do processo e julgamento no TSE. “Nós encontramos um ombro amigo desse meu irmão, meu amigo Ernesto Roller que nos ajudou com aquela maior boa vontade sem nos cobrar nada. E o primo, o doutor Daniel Roller que foi nos apresentado é competente e um dos maiores advogados na área eleitoral deste país, é uma pessoa íntegra, aquela que a gente se sente bem quando fala por telefone, parabéns doutor Daniel”, ressaltou o prefeito.

O prefeito falou ainda sobre perda de emendas e obras a serem inauguradas. “Perdemos, e perdemos muito, tínhamos muitas emendas de deputados amigos nossos que seriam viabilizados para Cabeceiras e foram impedidos. Mas temos às obras que estão ai para serem inauguradas, que embora não foram terminadas no nosso pleito, mas Deus nos deu a oportunidade de concluir e inaugurá-las”, concluiu Nadir de Paiva.

Deputado Estadual Ernesto Roller ( Foto: Jornal de
Cabeceiras)
O deputado Ernesto Roller lembrou da sua candidatura a prefeito de Formosa, onde não foi eleito, perdendo a disputa para o Itamar Barreto. Para ele, o resultado das urnas tem que ser respeitada, pois é a vontade do povo. “Eu fui candidato a prefeito em Formosa na eleição passada e perdi a eleição. Quando eu perdi a eleição, chegou um colega advogado e disse, vamos entrar com uma ação para cassar o prefeito, porque ele fez isso e fez aquilo. Daí eu disse, nós não vamos fazer nada disso, eleição a gente ganha e perde na vida, mas sempre vamos respeitar a vontade do povo. Essa é uma grande lição para Cabeceiras, respeitar a vontade da maioria, isto é a democracia. Lamentavelmente aqui em Cabeceiras, nós assistimos nesse período um verdadeiro tumulto político administrativo, em virtude do inconformismo de alguns que perderam a eleição e não souberam respeitar a vontade nas urnas”, disse Ernesto Roller.

Cassação, nova eleição e retorno ao cargo.
Nadir e Bim tiveram os mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) em janeiro de 2014 pela prática de captação ilícita de sufrágio, configurada pela distribuição de cestas básicas e distribuição de combustível antes e no dia da eleição municipal de 2012 foram absolvidos pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 17 de março

Os ministros entenderam que as ações que originou às denúncias  não foram suficientes para alterar o resultado da eleição de 2012 que reelegeu Nadir de Paiva. Segundo a corte, não houve provas concretas e legais para cassar o mandato.

Durante os últimos três anos após as eleições municipais de 2012, a câmara realizou quatro posses para o cargo do executivo. Após a cassação, o presidente da câmara na época, Gerson Ataídes (PSD) assumiu a prefeitura interinamente durante a campanha eleitoral suplementar que ocorreu no dia 04 de maio de 2014, onde Antônio Cardoso (PSL) e vice Everton Francisco " Tuta" (PDT) venceram Bim de Oemis (PTN) e Byn Wanderson (PTB). 

Na eleição suplementar o candidato Bim de Oemis pôde concorrer a eleição por não ter tido a inelegibilidade de oito anos, conforme a lei eleitoral. Na ocasião o TRE-GO apenas julgou a perda do mandato por achar que o candidato foi favorecido, mas que não teve a participação ativa nas acusações. 

No dia 13 de maio os eleitos, Antônio e Tuta foram empossados, e em menos de 1 ano, o legislativo realizou a quarta posse entre 2013 e 2015, a ultima na sexta - feira retornando Nadir e Bim ao cargo.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem