CABECEIRAS: Pista de Vaquejada, um sonho prestes a ser realizado, diz Djalma Paraíba

CABECEIRAS: Pista de Vaquejada, um sonho prestes a ser realizado, diz Djalma Paraíba

Com o apoio e incentivo dos vaqueiros do município e região, a nova pista deve ficar pronta no final de outubro.

Vaquejada em 2012 na festa da Moagem e do
Carro de boi.
A vaquejada é um esporte tradicional da região Nordeste do Brasil e foi trazida para Cabeceiras, no interior de Goiás, região central do país por pessoas que nasceram na terra da vaquejada, se tornando além do futebol, uma das paixões esportivas do município.

Várias competições foram realizadas na cidade envolvendo vaqueiros e competidores de vários lugares, tanto da região quanto de outros estados alguns anos atrás na cidade.

Hoje em dia esse esporte não é mais praticado com freqüência por falta de uma pista adequada para realização de um evento a altura dos padrões profissionais que eram realizados até pouco tempo. A única pista de vaquejada que funcionava no Parque de Exposições da cidade foi desativada após um incêndio destruir boa parte do curral e do fechamento da pista.

Pista sendo construída na propriedade do Djalma.
Foto: Bruno Soares

Os vaqueiros tentaram de várias formas buscar a recuperação dessa pista, mas com pouco apoio, a mesma não foi reconstruída. Mas o sonho de um Paraibano da cidade de Aguiar, a 417 quilômetros da capital e a 1.956 mil quilômetros de Cabeceiras estão com dias contados para se tornar realidade. 

Era um sonho que começa a se tornar realidade,
disse Djalma
Foto: Bruno Soares



Djalma Paraíba, 44 anos, como é mais conhecido, é vereador pelo PSC e foi eleito com 220 votos, mora em Cabeceiras há 25 anos e sempre teve vontade de construir uma pista de vaquejada. Ele é dono de uma propriedade rural no Assentamento Lagoa das Pedras que fica a 5 quilômetros do centro da cidade, e após receber incentivos e apoio dos vaqueiros do município, uma pista começou a ser construída na sua propriedade há 60 dias e está prevista para receber o primeiro evento teste no final de outubro.

A pista com padrão profissional, cercada com estacas de eucalipto tratado, conta com 150 metros de cumprimento sendo 90 metros para corrida e 10 metros de faixa, restante em amortização, com oito cordas de arame e corrimão. Ela contará também com iluminação para que competições possam ser realizadas também à noite.
Pista com mais de 100 metros de cumprimento. Foto: Bruno Soares
Boa parte dos materiais partiu de doações de vaqueiros e fazendeiros da região.
Foto: Bruno Soares
Djalma destaca que a pista está sendo construída para servir a todos que gostam e praticam o esporte.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem