BRASIL: Suspeito em fraude do leite nega relação com esquema no RS

BRASIL: Suspeito em fraude do leite nega relação com esquema no RS

Era adicionados ao leite água e ureia que contem formol.




Nesta segunda – feira (13) um dos empresários suspeitos de fraudar cargas de leite com ureia no Rio Grande do Sul negou envolvimento no esquema ao MP (Ministério Público).

Em depoimento ao promotor Mauro Rockenbach, em Guaporé (199 km de Porto Alegre), na serra gaúcha, Leandro Vicenzi disse que o produto transportado por ele era testado pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), e que ficou sabendo da fraude por meio de uma "boataria sobre um tal pó branco" --referência à fórmula química comercializada para fraudar o produto.

Vicenzi possui um posto de recebimento de leite e uma frota de 30 caminhões, que recolhem o produto cru dos produtores e o leva até a indústria. Para o MP, ele é um dos responsáveis por misturar ureia com formol no alimento para disfarçar a adição de água, tudo para aumentar o lucro sobre a carga atravessada. Vicenzi transportava cerca de 150 mil litros de leite diariamente.

"Ele negou participação em qualquer fraude e que tivesse adicionado água com qualquer outra substância ao leite que era transportado pela empresa dele. O empresário admitiu que sempre trabalhou com honestidade, que realizava todos os testes exigidos pelo Mapa e que adequou o laboratório de análises da empresa da qual é proprietário por uma reformulação de exigências do ministério", afirmou Rockenbach.

Mesmo assim, para o promotor, está evidenciado o envolvimento do empresário no esquema. Segundo Rockenbach, o "batismo" do leite era feito na empresa de Vicenzi, que sabia do "relaxamento de algumas indústrias que não têm teste de qualidade". Outros investigados devem ser ouvidos nesta quarta-feira em Guaporé e na cidade de Ibirubá para, então, o MP encaminhar as denúncias reunidas na Operação Leite Compensado na quinta-feira, à Justiça.

Fonte: Bol Noticias

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem