CABECEIRAS: Neste sábado é dia de vacinar os cães e gatos contra a raiva. Veja os locais de vacinação.

CABECEIRAS: Neste sábado é dia de vacinar os cães e gatos contra a raiva. Veja os locais de vacinação.

Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza quatro pontos de vacinação. O horário será das 07h00 às 17h00.


(Foto: Ministério da Saúde / Divulgação)

Neste sábado (22) será realizado o dia "D" Da campanha de vacinação antirrábica (raiva) para cães e gatos. As doses são de graça. Serão quatro pontos de vacinação disponíveis para os Cabeceirenses levarem seus cães e gatos para serem vacinados.

Confira abaixo:

Prefeitura Municipal - Avenida Vicente de Pausa Sousa, Centro
Antigo Clube São Miguel - Bairro Nova República
Cemitério das Palmeiras - Bairro Jardim das Palmeiras / Setor Mariano Machado
Escola Municipal Laís Inácio - Bairro Enis Machado

Os profissionais da saúde estarão atendendo nesses pontos de vacinação das 07h00 às 17h00. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lembra que a vacina será aplicada em animais a partir dos 3 meses de vida.

A SMS pede que os animais não sejam levados por crianças sem acompanhamento dos pais ou um adulto. Mesmo os cães dóceis devem estar com coleira e guia.

Raiva

A doença A raiva é transmitida através da penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, pela mordedura e mais raramente pela lambida em feridas abertas, mucosas ou por arranhões, com letalidade próxima a 100%. É de extrema importância que os cães e gatos sejam vacinados, já que essa é a única forma de prevenção da doença.

Orientações

É recomendado à população, em caso de ataque animal, lavar o ferimento imediatamente com água e sabão e procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima para receber o tratamento adequado.

É importante que no ato da consulta a pessoa esteja munida de todas as informações possíveis sobre o animal para que o profissional possa fazer a análise do caso. Em relação ao animal, é indicado deixá-lo sob observação durante 10 dias, para que se possa identificar qualquer sinal indicativo da raiva.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem