RÁDIO: Lei que flexibiliza o horário do programa A Voz do Brasil é sancionada - Rádio Interativa FM - Cabeceiras - GO
Sejam bem vindos!!
Home » , » RÁDIO: Lei que flexibiliza o horário do programa A Voz do Brasil é sancionada

RÁDIO: Lei que flexibiliza o horário do programa A Voz do Brasil é sancionada

Publicado por Redação na quinta-feira, 5 de abril de 2018 | 12:49

Emissoras poderão veicular o programa no intervalo das 19h às 22h e não mais obrigatoriamente das 19h às 20h.

(Foto: Agência Brasil/Divulgação)

A lei que flexibiliza o horário do programa A Voz do Brasil foi sancionada nesta quarta-feira (4) pelo presidente Michel Temer, em cerimônia no Palácio do Planalto. Agora, o programa vai poder ser veiculado pelas emissoras de rádio de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados, de 19h às 22h e não mais obrigatoriamente das 19h às 20h.


Publicidade



É importante lembrar que esse texto que foi aprovado mantém o atual horário de transmissão para as emissoras educativas e prevê ainda que o Poder Executivo regulamente casos excepcionais de flexibilização e dispensa de retransmissão do programa.

O texto ainda determina que as emissoras de rádio informem os ouvintes, às 19h, o horário em que vão transmitir A Voz do Brasil. O programa, que é o mais antigo do país e do Hemisfério Sul ainda em execução, transmite as ações dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.

Tramitação

Durante a tramitação no Congresso Nacional, a proposta de flexibilização provocou muita discussão. Os defensores da manutenção do horário de veiculação afirmaram que a flexibilização significa o enfraquecimento de A Voz do Brasil, que traz informações sobre políticas públicas. Já favoráveis argumentaram que o programa não vai acabar, apenas permitir que as rádios veiculem outras transmissões, como informações de trânsito, entre as 19h e as 20h.

História

Programa de rádio mais antigo do país e do Hemisfério Sul ainda em execução, A Voz do Brasil completa 83 anos em 2018. Começou em 1935, na época do Estado Novo, da Era Vargas. Inicialmente, chamava Programa Nacional. Em 1938, a veiculação passou a ser obrigatória nas rádios, com o horário fixo das 19h às 20h, e o nome mudou para A Hora do Brasil.

O nome A Voz do Brasil foi adotado a partir de 1971. Ao longo dos anos, passou por reformulações. Em 1998, por exemplo, foi incluída uma voz feminina na locução. Dados de 2016 apontam que A Voz do Brasil alcançava cerca de 60 milhões de brasileiros e era transmitida em todas as emissoras de rádio do país.

Em 1995, A Voz do Brasil entrou para o Guinness Book como o programa de rádio mais antigo do país.


Com informações da Agência Brasil e Agência do Rádio Mais
Clique e Compartilhe :

0 comentários :

Deixe o seu comentário.

Os comentários são de responsabilidade dos autores.

PUBLICIDADE

Curta a nossa página no Facebook
 
Suporte : E-mail | Luciano Max®
Plataforma Blogger
Copyright © 2011. Rádio Interativa FM - Cabeceiras - GO - All Rights Reserved
Todos os Direitos reservados a Interativa FM 87,9 Trabalho e Sucesso