EDUCAÇÃO: Inscrições para o Fies terminam nesta quarta-feira (28)

EDUCAÇÃO: Inscrições para o Fies terminam nesta quarta-feira (28)

No total, serão ofertadas 310 mil vagas, sendo 155 mil para o primeiro semestre de 2018.

(Foto: Reprodução/Internet)

Se você passou em uma universidade particular, mas precisa de ajuda para pagar o curso, você tem até esta quarta-feira (28), às 23h59, para se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies.

O programa, que é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), oferece crédito para custear a mensalidade dos estudantes. Para se inscrever, o candidato deve fornecer o número de CPF, a data de nascimento e um e-mail válido no site do MEC. Fora isto, será necessário informar a renda familiar para comprovar que o aluno se encaixa nas exigências do programa. Os contratos vão seguir as novas regras, que foram aprovadas no ano passado.

São três modalidades: Na modalidade um, serão ofertadas vagas a juro zero para estudantes que tiverem renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nela, o aluno começará a pagar as prestações após se formar, com parcelas de, no máximo, 10% de sua renda mensal. Em 2018, serão 100 mil vagas nessa modalidade.


Publicidade





Na modalidade dois, o programa vai oferecer vagas exclusivas para alunos com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos e que morem nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

E na modalidade três, o financiamento será realizado com recursos do BNDES e atenderá estudantes de todo o País. De acordo com o diretor de Políticas e Programas de Educação Superior do MEC, Vicente Almeida Júnior, desta forma, mais estudantes vão conseguir ingressar no ensino superior privado.

“O estudante terá acesso a informação completa em relação ao contrato que ele vai estabelecer para o seu financiamento: o valor global do curso, saberá exatamente quanto este curso cursará , conhecendo os juros. Então, até então você tinha um modelo de financiamento concentrado em estudantes até três salários mínimos. Agora nós ampliamos essa faixa. Então, evidentemente, que isto permitirá mais estudantes ingressarem no ensino superior privado.”

Após o encerramento das inscrições serão divulgados os resultados de pré-seleção e as listas de espera. A modalidade Fies, que é a primeira faixa, disponibilizará os nomes no dia 5 de março, e a P-Fies, que é a segunda e a terceira faixa, no dia 12 de março. No total, serão ofertadas 310 mil vagas, sendo 155 mil para o primeiro semestre de 2018.


Da Agência Rádio Mais

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem