FUTEBOL: Conheça as 32 seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2018

FUTEBOL: Conheça as 32 seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2018

(Foto: Divulgação)

Na madrugada desta quinta-feira (16) foram conhecidos os últimos países classificados para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Nesta quarta-feira (15) a Austrália conquistou a penúltima vaga ao derrotar Honduras por 3x1, em Sydney, e nesta madrugada o Peru ficou com a última vaga ao vencer a Nova Zelândia, em Lima, por 2x0.

Ao todo, 32 seleções vão disputar a taça da Fifa entre junho e julho do próximo ano. Se classificaram 14 países da Europa, 5 da América do Sul, 5 da Ásia, 5 da África e 3 da América Central e do Norte.


Publicidade

Dos 32 países que disputaram a Copa de 2014 no Brasil, 20 estarão na Rússia. Doze não conseguiram se classificar. Dois são estreantes: Panamá e Islândia.

Confira a lista dos 32 classificados para a Copa do Mundo na Rússia:

Pela Europa: Rússia, Alemanha, Portugal, Bélgica, Polônia, França, Espanha, Suiça, Inglaterra, Croácia, Dinamarca, Islândia, Suécia e Sérvia. Dois deles são da antiga Iugoslávia: Croácia e Servia. Fora a Rússia, nenhum país da antiga União Soviética e nenhum da antiga Tchecoslováquia conseguiram se classificar.

Pela América do Sul: Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia e Peru.
Pela América do Norte, Central e Caribe: México, Costa Rica e Panamá.
Pela Ásia: Irã, Arábia Saudita, Coréia do Sul, Japão e Austrália,que é da Oceania mas disputa os jogos pela confederação da Ásia.
E pela África: Nigéria, Tunísia, Egito, Senegal e Marrocos.

E agora?

Definidos os classificados, agora, de acordo com a posição de cada time no ranking da Fifa, as seleções foram distribuídas em quatro potes, das oito melhores até as oito piores do ranking.
A Rússia está classificada como país sede, logo seu ranking não é considerado.
O primeiro pote é dos cabeças de chave, que vão definir grupos identificados do “A” ao “H”. Nele estão 6 times europeus e dois sul-americanos: Rússia, Alemanha, Portugal, Bélgica, Polônia, França, Brasil e Argentina.

No segundo pote estão: Espanha, Suiça, Inglaterra, Croácia, México, Peru, Colômbia e Uruguai.
No terceiro pote estão: Dinamarca, Islândia, Suécia, Costa Rica, Irã, Tunísia , Egito e Senegal.
E no quarto estão: Sérvia, Nigéria, Marrocos, Austrália, Japão, Coréia do Sul, Arábia Saudita, e Panamá.

O sorteio acontece no dia 1° de dezembro em Moscou, na Rússia. Primeiro serão conhecidos todos os cabeças de chave, passando depois pelos potes do mais forte ao mais fraco, em termos de ranking.
Duas regrinhas serão rigorosamente obedecidas: só podem ficar dois países europeus em qualquer grupo; não pode ter mais de um representante de cada uma das demais confederações por grupo.


Da Agência Brasil

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem