TRÂNSITO: Goianos já têm acesso a carteira de motorista no celular

TRÂNSITO: Goianos já têm acesso a carteira de motorista no celular

(Foto: Divulgação)

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital foi lançada oficialmente nessa terça-feira (10). Agora, os motoristas poderão usar o próprio celular para apresentar o documento, quando solicitado, sem precisar mostrar a versão impressa. Por enquanto, a novidade é apenas para o estado de Goiás, mas a previsão é que esteja disponível em todo o país até fevereiro do ano que vem.

De acordo com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, o documento digital é seguro e pode substituir o impresso, mas não invalida o modelo antigo.

“A carteira de motorista física, em papel, continua valendo. Isso significa que tê-la é sempre uma alternativa. O que nós estamos fazendo é facilitar, dar uma outra alternativa, aos brasileiros que se sentem mais confortáveis com o meio digital.”

Publicidade

Para ter acesso à CNH digital, o motorista precisa primeiro ter a nova Carteira de Habilitação, que contém um QR Code, que é um certificado digital que pode ser emitido na sede do Detran.

Quem já tiver a assinatura digital pode, então, baixar o aplicativo da CNH-e, no Google Play ou no App Store. Em seguida, o usuário deve usar o certificado para acessar o Portal de Serviços do Denatran – Departamento Nacional de Trânsito -, para obter um código de ativação. Por último, o motorista usa o código de ativação no aplicativo e cria uma senha de quatro dígitos. É necessário conexão com a internet para acessar o aplicativo pela primeira vez.

A estudante Gabriella Ferreira Almeida, de 18 anos, foi uma das primeiras usuárias do documento digital. Para ela, que acabou de tirar a carteira de motorista, a novidade vai trazer mais praticidade, sem o risco de esquecer a CNH em casa.

“O meu celular está o tempo inteiro no meu bolso. Não vou ter problema com esquecimento de documento. Sempre vou estar com ele aqui, no meu celular, vai ser sempre mais fácil.”

O motorista que for parado dirigindo sem o documento de habilitação comete infração leve e pode ter que pagar multa de R$ 88 e perder três pontos na carteira.


Da Agência Brasil

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem