ECONOMIA: Ministro de Minas e Energia admite que contas de luz poderão ficar mais caras

ECONOMIA: Ministro de Minas e Energia admite que contas de luz poderão ficar mais caras

(Foto: Jorge William / Agência O Globo)
O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse que as contas de luz poderão ficar mais caras no país. A afirmação foi feita nesta segunda-feira, durante um almoço com empresários do setor elétrico no Rio de Janeiro.

Coelho Filho admitiu que está sendo cogitada a possibilidade de o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) despachar fora da chamada ordem de mérito, que significa acionar as usinas elétricas sem considerar o menor valor cobrado.

Publicidade

Com isso, o governo estaria autorizado a operar termelétricas sem respeitar prioritariamente as usinas de custo mais baixo, o que impactaria o consumidor. A situação está sendo avaliada, segundo o ministro, devido às condições dos reservatórios das hidrelétricas, que estão em baixa diante da falta de chuvas.

Questionado sobre a privatização da Eletrobras, Fernando Coelho Filho disse que a proposta técnica de modelagem está bastante adiantada e que deverá ser encaminhada entre esta e a próxima semana para a Casa Civil, que ficará responsável por definir se o tema será levado à tramitação no Congresso sob a forma de Projeto de Lei em regime de urgência ou de Medida Provisória.

O brasileiro já vem pagando mais caro pela conta de luz. A taxa extra cobrada quando a bandeira tarifária está vermelha aumentou de R$ 3,50 para R$ 5 na terça-feira (24). A conta de luz de novembro já terá essa tarifa extra.


Com informações da Agência Brasil

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem