PESQUISA: Cerveja pode ser mais eficaz que remédio para aliviar a dor

PESQUISA: Cerveja pode ser mais eficaz que remédio para aliviar a dor

(Foto: Reprodução/Internet)

Um estudo publicado no periódico científico Journal of Pain concluiu que beber duas pints de cerveja (cerca de 1 litro) é mais eficaz no alívio da dor do que tomar analgésicos como paracetamol.

Pesquisadores da Universidade de Greenwich, no Reino Unido, analisaram 18 estudos e descobriram que a quantidade de álcool é capaz de diminuir a intensidade da dor em 25%, pois ao elevar o nível de álcool no sangue em 0,08%, o corpo reduz a intensidade da dor.


Publicidade




A descoberta sugere que o álcool é um analgésico efetivo que oferece reduções clinicamente revelantes dos níveis de intensidade da dor, o que pode explicar o abuso de bebidas alcoólicas entre aqueles com dores constantes, apesar das possíveis e graves consequências a longo prazo”, explicaram os pesquisadores, em resumo.

“O álcool pode ser comparado a drogas opioides, como a codeína, e seu efeito é ainda mais poderoso que o do paracetamol”, disse Trevor Thompson, principal autor da pesquisa, ao tabloide britânico The Sun.

Piores efeitos colaterais

Apesar dos resultados, os especialistas ressaltam que o consumo de álcool não faz bem à saúde e o estudo não é um incentivo ao aumento da ingestão da bebida. “O consumo excessivo do álcool pode causar muito mais problemas a longo prazo. Se você sente dores, o melhor a fazer é consultar seu médico”, disse Rosanna O’Connor, responsável sobre estudos de álcool e drogas do Serviço de Saúde Pública da Inglaterra.



Fonte: Notícias ao Minuto com informações da Revista Veja

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem