RIO 2016: Abertura dos Jogos Olímpicos terá mais de 80 mil pessoas nesta sexta

RIO 2016: Abertura dos Jogos Olímpicos terá mais de 80 mil pessoas nesta sexta

Ensaio da Cerimônia no estádio Maracanã (Foto: Divulgação / Ministério do Esporte)

O estádio do Maracanã será palco, nesta sexta-feira (5), da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A festa começa às 20h00 e deve receber mais de 80 mil pessoas. Além do presidente interino, Michel Temer, outros 45 chefes de Estado estão no país para participar do evento. Entre eles, o presidente francês, François Hollande, e o secretário de Estado norte-americano, John Kerry. Por isso, o esquema de segurança no Rio de Janeiro foi reforçado.

Ícones da música brasileira estão entre as atrações que prometem agitar a cerimônia.

Caetano Veloso cantará ao lado do parceiro Gilberto Gil. Elza Soares e Luis Melodia também se apresentam no Maracanã, além dos cantores Marcelo D2, Karol Conka, Anitta e Wesley Safadão. A coreógrafa Débora Colker é a responsável pelo espetáculo de dança, enquanto o estilista Alexandre Herchcovitch assina os figurinos das encenações.

Publicidade


O mistério da noite é sobre quem vai acender a Pira Olímpica. O mais cotado é o rei Pelé, mas nomes como Robert Scheidt e Gustavo Kuerten também aparecem como prováveis. A festa no Maracanã também reserva um feito inédito: a equipe de dez atletas refugiados que vai desfilar sob a bandeira do Comitê Olímpico Internacional. Yane Marques, do pentatlo moderno, é a porta-bandeira do evento.

Mais de 11 mil atletas de 205 países vão disputar, até o dia 20 de agosto, 42 modalidades esportivas em 306 provas. A delegação do Brasil será a maior da história do país, com 462 atletas. Fica atrás somente dos Estados Unidos, que tem 555 atletas.

O ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, fala sobre a expectativa para a competição.

- Voltem e saibam que nós teremos aqui grandes Jogos Olímpicos, quiçá, os maiores jogos da história dos Jogos Olímpicos.

Pela primeira vez na história, a cerimônia também terá duas Piras Olímpicas: uma no Maracanã e outra na Praça da Candelária, que ficará aberta ao público.


Reportagem, Raphael Costa

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem