CABECEIRAS: Eleição para conselho tutelar será realizada no domingo.

CABECEIRAS: Eleição para conselho tutelar será realizada no domingo.


No próximo domingo (04) acontece a eleição para escolha dos conselheiros tutelares para os quatro anos seguintes.
Modelo da cédula de votação (Foto: Reprodução)
O eleitor Cabeceirense poderá votar em 1 ou até 3 candidatos de sua preferência. Assim como ocorre na eleição para administração municipal, estadual e da República, para votar, é necessário o título de eleitor e documento de identidade.

O local de votação é a Escola Municipal Jesuíno Torres, na Avenida Presidente Juscelino Kubistchek, no bairro Redenção, entre 09h00 e 15h00. Após às 15h00 os portões serão fechados e dará início a contagem dos votos.

São eleitos 5 conselheiros mais votados, e outros 5 ficam na suplência. A posse é prevista para o dia 10 de janeiro de 2016. Em algumas cidade o voto é na urna eletrônica e outras em cédulas de papel, é como o eleitor de Cabeceiras irá votar, conforme mostra o exemplo ao lado com o número, nome do candidato e na frente, o nome como é popularmente conhecido na cidade.

O voto é facultativo, ou seja, não é obrigatório, mas vale ressaltar que o Conselho Tutelar é o coração da defesa à infância no país. Esses profissionais terão uma missão ampla: zelar pelos direitos de crianças e adolescentes. Eles precisam atuar tanto em situações de direitos ameaçados ou violados, como na fiscalização de entidades que trabalham com a infância.

Conforme o ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente), que completou 25 anos em julho, cada município deve ter pelo menos um conselho tutelar, composto por cinco conselheiros eleitos por voto popular. Para grandes cidades, a orientação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) é de pelo menos um conselho para cada 100 mil habitantes. No Brasil, existem 5.956 conselhos tutelares em 99,89% dos municípios, que elegerão pelo menos 29.780 conselheiros.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem