EDUCAÇÃO: Seis dicas para ajudar as crianças com a lição de casa - Rádio Interativa FM - Cabeceiras - GO
Sejam bem vindos!!
 
Home » » EDUCAÇÃO: Seis dicas para ajudar as crianças com a lição de casa

EDUCAÇÃO: Seis dicas para ajudar as crianças com a lição de casa

Publicado por Redação na terça-feira, 8 de setembro de 2015 | 14:54

Valorizar o trabalho do filho na escola implica em compartilhar as tarefas do dia a dia, o aprendizado, as conquistas e dificuldades. Isso significa também ter um cuidado especial em relação a lição de casa. Confira as dicas da educadora Itamara Barra, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do colégio Nossa Senhora do Morumbi.

1- Evite que a criança tenha distrações na hora de fazer a lição

Fazer a lição de casa em frente a TV ou ao computador não é bom. Segundo Itamara Barra, coordenadora do colégio Nossa Senhora do Morumbi, fazer tudo ao mesmo tempo não é produtivo e nesse momento a rotina é de extrema importância, pois fazer as coisas com calma e bem feitas é fundamental para o crescimento.

2 - Providencie um local apropriado

Mesa de jantar não é lugar de fazer lição de casa. A criança precisa de um lugar adequado para fazer as tarefas, que seja iluminado e longe de barulhos e possíveis distrações.

3 - Não faça a lição para o seu filho

Esse é um dos erros mais frequentes dos pais que, na ânsia de ajudar, acabam atropelando os filhos. Lembre-se que a tarefa é do filho e não dos pais. Itamara diz que orientar e estar junto é muito importante, mas fazer por ele significa ser conivente com a falta de responsabilidade da criança. Além disso, o erro faz parte da aprendizagem e auxilia o trabalho do professor. Quando a criança encontra uma dificuldade, o ideal é que os pais tentem tranquilizá-la e enviem um recado para a professora relatando o problema.

4 - Não há necessidade de acompanhar o filho do começo ao fim da lição

Se a criança for bem orientada no começo da vida escolar, ela vai criar um hábito, uma rotina estabelecida para a realização das tarefas. Além disso, é importante que ela sinta que o responsável também tem uma ocupação e que aquele dever é dela e não dos pais.

5 - Descubra qual é o melhor horário para o seu filho

A família deve observar em qual horário a criança está mais descansada e disposta para fazer a lição e, a partir daí, construir uma rotina para a realização das tarefas. Saiba ainda que o tempo de duração varia de acordo com cada criança, pois cada uma tem um ritmo próprio e mais ou menos facilidade com determinadas matérias.

6 - Pergunte sobre a lição do seu filho

“É de extrema importância participar da vida escolar dos filhos e interagir no seu aprendizado e suas conquistas”, afirma a coordenadora, e perguntar sobre a lição pode ser uma boa forma de demonstrar interesse.


Fonte: Agência Brasil / Criando Crianças
Clique e Compartilhe :

0 comentários :

Deixe o seu comentário.

Os comentários são de responsabilidade dos autores.

PUBLICIDADE

Curta a nossa página no Facebook
 radiosaovivo.net /
 
Suporte : E-mail | Luciano Max®
Plataforma Blogger
Copyright © 2011. Rádio Interativa FM - Cabeceiras - GO - All Rights Reserved
Todos os Direitos reservados a Interativa FM 87,9 Trabalho e Sucesso