CABECEIRAS: Vacinação contra poliomielite está sendo realizada neste sábado.

CABECEIRAS: Vacinação contra poliomielite está sendo realizada neste sábado.



O dia “D” da campanha de vacinação contra a Poliomielite em Cabeceiras está acontecendo neste sábado (08). Os Postos de Saúde da Família (PSF) estão de plantão atendendo a população. Pais ou outros responsáveis por crianças de 6 meses a menores de 5 devem levá-las para tomarem a gotinha que previne a paralisia infantil.

(Foto: Bruno Soares)
Os postos localizados na Avenida Brasília no Setor Mariano Machado e no Centro em frente à praça da prefeitura estão atendendo neste sábado até as 17h00. Importante não esquecer de levar o cartão de vacina da criança. Além da vacinação contra a pólio, o cartão é verificado caso alguma outra vacina esteja atrasada, o registro da criança seja atualizado.

A campanha nacional inicia no dia 15 de agosto, mas a secretaria municipal de saúde antecipou para este sábado devido a festa da moagem e do carro de boi ser realizada no final de semana do dia D nacional. Por ser uma festa tradicional e de grande movimento na cidade, a secretaria optou por antecipar esse dia. A vacina estará disponível nos PSFs até o dia 21 deste mês, caso os pais não consigam levar as crianças para vacinarem no dia D da campanha.

Segundo o Ministério da Saúde, a doença não é registrada no Brasil dede 1989. A doença é transmitida pelo poliovírus, que é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças sem vacinação em um mesmo local, favorecem a transmissão.

Não há tratamento específico para a poliomielite. Todos os casos devem ser hospitalizados, procedendo-se ao tratamento de suporte, de acordo com o quadro clínico do paciente. Somente a prevenção, por meio da vacina, garante que a pessoa fique imune à doença. Em novembro do ano passado, o Dia D de mobilização para a vacinação contra a paralisia infantil e o sarampo marcou o início da Campanha Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde. Mais de 11 milhões de crianças foram vacinadas contra a poliomielite em todo País.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem