FORMOSA: Poço Azul é interditado por tempo indeterminado.

FORMOSA: Poço Azul é interditado por tempo indeterminado.

Secretaria de Turismo de Formosa divulgou nota informando da medida de proibir o acesso ao poço.
Motivo é preservar o local que tem sofrido com o mau uso dos turistas.

(Foto: Dárika R)
Localizado dentro de uma propriedade particular, o Poço Azul (Lago Azul), conhecido por sua beleza natural, a cor azulada da água, teve o acesso de pessoas proibido. O poço, situado no Distrito Bezerra, município de Formosa (GO), Entorno do Distrito Federal tem recebido nos últimos anos um grande número de pessoas para curtir a natureza e se divertir com os amigos e familiares aos finais de semana e feriados. Mas sem a consciência dos visitantes e por não ter administração, os problemas começaram a surgir. O lixo tem causado prejuízos, poluindo a água e a mata ao redor.
(Foto: Dárika R)
A medida foi tomada essa semana pela Secretaria de Turismo de Formosa e do dono da propriedade onde fica o poço. Várias placas alertando foram fixadas na estrada de acesso. Em nota divulgada na página da secretaria na rede social Facebook, o local era utilizado sem o consentimento do proprietário e o lixo causou diversos danos ao meio ambiente.

“Sem consentimento do proprietário, as visitas ao poço começaram a se intensificar há cerca de quatro anos, principalmente pela divulgação nas redes sociais e veículos de informação, e o lugar acabou se transformando numa grande atração do momento, por causa de sua beleza cênica. O movimento dos visitantes infelizmente causou intenso prejuízo ao ambiente, com a degradação de plantas, pichação de árvores e pedras, poluição do solo e da água, em consequência do lixo deixado irresponsavelmente na área e, o pior de tudo, soterramento de uma das minas de água.”, explica a secretaria.

Placas informando a proibição de acesso ao poço foram instaladas.
A nota diz ainda que a medida é amparada por lei, por se tratar de ser uma Área de Proteção Permanente (APP) onde ali, é uma nascente. 

“Agora, visando à preservação do local, que é uma APP (Área de Proteção Permanente), amparada por lei por se tratar de uma nascente, o proprietário da área decidiu PROIBIR o acesso ao Poço Azul (por tempo indeterminado), com total apoio de grupo de moradores de Formosa e ambientalistas. O não cumprimento desta proibição acarretará ao indivíduo penalidades dispostas na Lei 9.605/98”, diz a nota.


(Foto: Movimento em Defesa do Poço Azul)
Segundo a secretaria, a medida visa preservar a região para que ela venha a se recuperar dos danos sofridos. “Tal medida é absolutamente necessária para que esse bioma possa se recuperar do desgaste sofrido por anos de uso desordenado e venha a ser devidamente usufruído pelas futuras gerações,” concluiu.

Beleza natural.
O Poço Azul (ou Lago Azul) foi tema de reportagem de emissora de TV. O quadro “Tô de Folga” que é mostrado no telejornal vespertino Jornal Hoje da Rede Globo já mostrou por duas vezes a beleza natural do município goiano. Na primeira exibição a reportagem mostrou os pontos turísticos da região de Formosa e incluiu o poço azul. Já na segunda foi dedicado um tempo maior e foi mostrado ainda a preocupação de alguns banhistas sobre a falta de controle e consciência de alguns, que jogam lixo às margens do poço. Latas, sacolas, vasilhas, restos de comidas e outros objetos eram jogados de maneira errada, causando também mau cheiro.

A cor azul.
O azul predominante era provocado por calcário no fundo do poço com a combinação da luz e a água cristalina.


(Foto: Reprodução / Internet)

1 Comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem