CABECEIRAS: Festa da moagem e do carro de boi 2015 será em julho, disse o prefeito Nadir

CABECEIRAS: Festa da moagem e do carro de boi 2015 será em julho, disse o prefeito Nadir



Prefeito Nadir de Paiva (Foto: Jornal de Cabeceiras)
A tradicional festa da moagem e do carro de boi será realizada em julho. A informação foi dada pelo prefeito Nadir de Paiva durante entrevista a rádio Interativa FM por telefone na sexta – feira (15). Nadir participava do mutirão da limpeza no bairro Ênis Machado, e na ocasião, explicou o motivo de não realizar a festa que já tinha data marcada, que havia sido divulgada pelo prefeito na época, Antônio Cardoso, que seria de 28 a 31 deste mês.

“Era para ser feita agora em maio, mas pegamos a prefeitura agora e não há como fazer uma festa grande como essa sem ser planejada. É uma festa que depende de recursos e também de parcerias dos carreiros. Vamos nos reunir com a comissão de carreiros e amigos de Unaí, Buritis, Cabeceira Grande para ver a disponibilidade deles”, explicou Nadir de Paiva. A data e o período da festa não foram divulgados pelo prefeito.

Um ano de jejum.
A festa da moagem e do carro de boi não teve a sua edição em 2014, ano em que ocorreu no município a sua primeira mudança no governo local. O prefeito Nadir de Paiva (PP) e vice Bim de Omeis (PTN), que tiveram os diplomas cassados pelo TRE - GO (Tribunal Regional Eleitoral de Goiás) tiveram que deixar o cargo, aonde na época assumiu o presidente da câmara, vereador Gerson Ataídes (PSD) que assumiu interinamente  por menos de dois meses a prefeitura, deixando a cadeira para Antônio Cardoso (PSL) que foi eleito na eleição suplementar.

Com às transições de governo, a tradicional e maior festa do gênero "moagem e carro de boi" não foi realizada. A ultima aconteceu em 2013

No início deste ano, Antônio Cardoso, que ainda estava no cargo, anunciou a data da festa, que seria de 28 a 31 de maio, no entanto, a festa foi adiada, pois Nadir de Paiva e Bim de Oemis foram absolvidos por unanimidade de votos dos ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) garantindo o retorno de ambos aos seus respectivos cargos. A posse foi realizada no dia 24 de abril na sessão solene presidida pelo presidente da câmara, vereador Batista Lima (PR) e de oito, dos nove vereadores.


Agora, com novo mandato até o final de 2016, Nadir divulgou a data da festa que é conhecida em grande parte do país. Julho, foi o mês divulgado pelo prefeito. O evento trás shows de cantores que são sucesso no país e também dá oportunidade dos artistas locais mostrarem seus trabalhos, já que a festa recebe milhares de pessoas. É também a festa que reúne o maior desfile de carros de bois da região, a última foram mais de 80 carreiros. 

Nela tem também a tradição de não cobrar portaria, ou seja, durante os dias que acontece, o público não paga para entrar e assistir aos shows. Durante o dia, além do desfile dos carros de bois e cavalgada, no recinto da festa, que geralmente é realizada no Parque de Exposições, os festeiros tem a sua disposição vários produtos que são produzidos ali, exemplo; caldo de cana, doces e demais derivados da cana, derivados da mandioca e dentre outros.

Veja como foi a festa da moagem e do carro de boi em cada edição (2011 - 2012 - 2013 ) 

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem