FUTEBOL: Chega ao fim com muita festa a 1º Copa Infanto Juvenil de Futebol em Cabeceiras

FUTEBOL: Chega ao fim com muita festa a 1º Copa Infanto Juvenil de Futebol em Cabeceiras

Vinte e quatro times de várias categorias disputaram a Copa que terminou após cinco dias de jogos.

A quarta – feira de cinzas foi de muita chuva e festa no estádio Divinão com a realização das finais da 1º Copa Infanto Juvenil de Futebol de Campo de Cabeceiras. Cento e setenta e seis (176) atletas passaram pelo estádio nesta quarta, além de comissão técnica. A copa teve início no sábado (14) com jogos todos os dias no Divinão e no CT do CEAC. Foram 12 partidas por dia na primeira fase que foi concluída na segunda – feira. Na terça aconteceu às semifinais e, às finais, que tiveram início às 09h00, foi realizada nesta quarta.

Foto: Matheus Antunes

(Foto: Matheus Antunes)
A competição era dividida por categorias, idades entre 1997 e 2004. Nenhumas das três equipes da cidade sede conseguiram chegar à final. CEAC e Agel / Cabeceiras pararam nas semifinais, e o Setor Enis na primeira fase. Os 21 times visitantes eram das cidades de Unaí (MG), Formosa, Planaltina (GO) e Distrito Federal (DF).

A primeira final do dia foi entre a categoria 2003 – 2004 entre Planaltina (DF) e Juventude (Formosa), onde a equipe da capital conquistou o título. Em seguida se enfrentaram pela categoria 2001 – 2002 às equipes da mesma agremiação acima, porém, o resultado foi inverso. O Juventude venceu o Planaltina, em tom de revanche e conquistou o título na sua categoria.


Planaltina (DF) campeão na categoria 97/98
(Foto: Matheus Antunes)
Pela categoria com adolescentes entre 15 e 16 anos (1999 – 2000), a disputa foi entre o América (Planaltina – GO) e Itapuã (Unaí – MG). O América levantou o caneco. E para fechar a primeira edição da competição em Cabeceiras, o Planaltina enfrentou novamente o Juventude, dessa vez na categoria 97/98. A partida foi transmitida ao vivo pela rádio Interativa FM, e teve início às 14h20. A decisão do título foi nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo normal com dois gols relâmpagos. Na reta final do segundo tempo o Planaltina abriu o placar e em menos de 1 minuto o Juventude empatou. A equipe do DF foi à melhor nas cobranças e venceu por 3 a 2, conquistando o título na sua categoria.

A premiação para o campeão e vice, e os destaques da competição eram troféus e medalhas.


Premiação da 1º Copa Infanto Juvenil de Futebol. (Foto: Matheus Antunes)

Veja abaixo
Categoria: 2003/2004
Goleiro menos vazado: Mateus de Andrade – Planaltina (dois gols sofridos)
Artilheiro: Gabriel Afonso – Juventude (quatro gols)

Categoria: 2001/2002
Goleiro menos vazado: Matheus Henrique – Planaltina (três gols sofridos)
Artilheiro: Iron Júnior – Juventude (cinco gols)

Categoria: 1999/2000
Goleiro menos vazado: João Victor – Itupuã (três gols sofridos)
Artilheiro: Leonardo – Itapuã

Categoria: 1997/1998
Goleiro menos vazado: Kaique – Juventude
Artilheiro: Pedro Paulo - Juventude


Tião de Dorvalina, secretário de esportes.
(Foto: Matheus Antunes)
Ao final das premiações, Tião confirmou a 2º edição da copa em 2016, também no feriado de carnaval, e que organizará com mais tempo.

"Na próxima copa, a gente vai fazer com antecedência, com mais organização. A gente sabe que os erros acontecem, mas vai servir para corrigir na próxima", disse o secretário de esportes, cultura e lazer, Tião de Dorvalina.

O prefeito Antônio Cardoso falou em confraternização, a importância dos jovens longe das festas regadas com bebidas e noitadas, para praticar esporte. " Fazer uma interação diferente com esses jovens nesse carnaval... vamos
Prefeito Antônio Cardoso.
(Foto: Matheus Antunes)
jogar bola, ao invés de irem para às ruas, usar aquilo que não devemos usar, pernoitar onde não devemos. Então aqui você tiveram... alguns dias de confraternização entre os próprios companheiros... e entre... às novas equipes que às quais a conheceram aqui em Cabeceiras" ressaltou Cardoso que agradeceu ao apoio do presidente do PSL (Partido Social Liberal Nacional) em Cabeceiras, Júlio. "Quero agradecer a todos os colaboradores, o Júlio, presidente do partido PSL, parabenizar ao secretário de esportes, Tião de Dorvalina e agradeço a todos os colaboradores que aqui estiveram trabalhando, para que nós fizéssemos acontecer com esse grande sucesso... a primeira copa infanto juvenil de futebol" disse o prefeito Antônio Cardoso.



Teve sorteio de bicicleta para torcida.
(Foto: Matheus Antunes)
Para incentiva a torcida a comparecer ao estádio, foi feito o sorteio de uma bicicleta. Mas o incentivo era o de menos (sem desmerecer o prêmio), mesmo debaixo de muita chuva, os torcedores cabeceirenses e dos times visitantes, lotaram às arquibancadas.

A primeira copa infanto juvenil foi organizada pela secretaria de esportes, cultura e lazer com a realização da prefeitura. Teve o apoio da câmara de vereadores, Polícia Militar, Sindicato Rural e a
(Foto: Matheus Antunes)
rádio Interativa FM. Durante os cinco dias de jogos, mais de 500 ficaram hospedados em escolas e no ginásio de esportes. 


A alimentação, água e outros serviços básicos além de transporte para algumas equipes dentro da cidade foram bancados pela prefeitura. Segundo informou o secretário de esportes Tião de Dorvalina.

Agora, a secretaria de esportes se prepara para organizar às duas competições anuais que são, o campeonato municipal e a copa regional. A pasta deverá divulgar o calendário de competições.



Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem